José Henrique Marques e Juliel Batista –
Gaúcha de Ronda Alta, Rio Grande do Sul, Liandra Ana Brambilla tem 45 anos, dos quais 32 vivendo em Dourados. Formada em Assistência Social pela Unip/Dourados, especializada e pós-graduada na área de saúde pública, onde atua desde 2008 e cuja trajetória de dedicação no apoio e acolhimento às famílias douradenses a levou à política partidária.
Incentivada pelo casal Razuk, Roberto (ex-deputado) e Délia (ex-prefeita), candidatou-se a vereadora em 2020, sendo eleita com a terceira maior votação naquele pleito, pelo PTB. Agora, na recente eleição municipal, foi reeleita pelo PSDB, partido do governador Eduardo Riedel, do deputado estadual Zé Teixeira e do ex-governador Reinaldo Azambuja, entre outras lideranças.
Liandra da Saúde, como é conhecida, será a única remanescente da atual bancada feminina da Câmara Municipal de Dourados [Daniela Hal e Tania Cristina não se reelegeram] na próxima legislatura. Sobre isso, avaliou assim em entrevista exclusiva à Folha de Dourados: “Reflete um desafio que ainda enfrentamos para ampliar a participação das mulheres na política. Apesar de termos feito avanços, há muito a ser conquistado. Precisamos de mais mulheres na política”.
Na entrevista, ela atribui sua reeleição a dedicação ao longo do atual mandato, “ouvindo as demandas da população e priorizando ações que realmente impactassem positivamente a vida das pessoas, especialmente na área da saúde, que é minha principal bandeira”.
Nos bastidores da política douradense, o nome de Liandra da Saúde é ventilado como forte candidata à presidência da Câmara para a legislatura 2025-2026, por uma série de fatores: a reeleição, a força do PSDB (tem a maior bancada ao lado do PP, 4 cada um), pelo carisma e respeito que tem entre os atuais vereadores, os vereadores eleitos e lideranças partidárias. “Se meu nome for considerado, estarei à disposição para contribuir com uma gestão participativa e comprometida”, disse Liandra à Folha.
Ainda nesta entrevista, Liandra Brambilla discorreu sobre as pautas identitárias, conflitos ideológicos, avaliou a administração do prefeito Alan Guedes (PP) e as expectativas sobre a gestão do futuro prefeito Marçal Filho (PSDB).
Confira a entrevista na íntegra:
Folha de Dourados – Na última eleição a senhora se reelegeu vereadora recebendo 1.353 votos dos douradenses. O que atribui esse êxito?
Liandra da Saúde – Esse resultado é fruto de muito trabalho e dedicação ao longo do meu mandato. Sempre busquei estar presente, ouvindo as demandas da população e priorizando ações que realmente impactassem positivamente a vida das pessoas, especialmente na área da saúde, que é minha principal bandeira.
Folha de Dourados – A propósito, como iniciou sua trajetória política?
Liandra da Saúde: Comecei a minha história política como assessora da ex-vereadora Délia Razuk, onde acompanhava de perto as dificuldades da população. Em 2020, me candidatei a vereadora pelo PTB, onde fui eleita em terceiro lugar com 1.806 votos.
Folha de Dourados – Entre as vereadoras, apenas a senhora se reelegeu. Enquanto mulher e parlamentar. Além disso, a bancada feminina teve crescimento tímido de apenas mais uma cadeira, ou seja, em 2025 serão 4 (Liandra, Ana Paula e Isa Marcondes, do Republicanos, e Karla Gomes, do Podemos) em um universo de 21 parlamentares. Como avalia esse cenário?
Liandra da Saúde – Isso reflete um desafio que ainda enfrentamos para ampliar a participação das mulheres na política. Apesar de termos feito avanços, há muito a ser conquistado. Precisamos de mais mulheres na política.
“Apesar de termos feito avanços, há muito a ser conquistado. Precisamos de mais mulheres na política”
Folha de Dourados – A bancada do PSDB continuará forte na próxima legislatura – a maior ao lado do PP. Qual será o papel do seu partido no cenário político municipal?
Liandra da Saúde – O PSDB tem uma responsabilidade importante como uma das maiores bancadas. Nosso papel será o de garantir uma atuação equilibrada e propositiva, colaborando com a administração do prefeito Marçal Filho, mas também exercendo nosso dever de fiscalizar e legislar em benefício da população.
Folha de Dourados – Marçal Filho se sagrou vencedor para à prefeitura de Dourados. A senhora enquanto parlamentar reeleita teve um papel significativo em tudo isso. Qual é a perspectiva para Dourados nos próximos 4 anos? Teremos um boom de desenvolvimento, ou será um período de reconstrução?
Liandra da Saúde – Acredito que, com uma gestão eficiente e integrada, teremos um período de avanços importantes, tanto no aspecto econômico quanto social. Meu papel será colaborar junto com o Prefeito Marçal Filho, para que essas mudanças aconteçam e sejam notadas pela população.
Folha de Dourados – A Câmara Municipal, que a senhora conhece bem, estará reformulada em cerca de 50% em sua composição no ano que vem com várias vertentes ideológicas. Nesse sentido, como a senhora acredita que as pautas relevantes para a sociedade serão debatidas? Será no campo das ideias, ou simplesmente para agradar as bases eleitorais?
Liandra da Saúde – Espero que prevaleça o debate no campo das ideias, sempre com foco no interesse coletivo. Temos um grande desafio pela frente, e é fundamental que as pautas sejam discutidas com seriedade, responsabilidade e respeito às diferentes opiniões. Meu compromisso é trabalhar pelo que é melhor para Dourados, buscando consenso e diálogo sempre que possível.
Folha de Dourados – Qual será sua posição nas ditas pautas identitárias?
Liandra da Saúde – Meu posicionamento será sempre a favor do respeito, da inclusão e da garantia de direitos para todos os cidadãos. Entendo que as pautas identitárias precisam ser tratadas com sensibilidade e responsabilidade, buscando promover igualdade e combater qualquer forma de discriminação.
“Entendo que as pautas identitárias precisam ser tratadas com sensibilidade e responsabilidade, buscando promover igualdade e combater qualquer forma de discriminação”
Folha de Dourados – Fortalecida com a reeleição e no partido do prefeito eleito, Marçal Filho, pretende disputar a presidência da Câmara Municipal? Como a senhora e o seu partido se posicionarão na disputa pela mesa diretora?
Liandra da Saúde – A disputa pela presidência da Câmara será discutida internamente com o partido, sendo que temos bons nomes para a disputa. Se meu nome for considerado, estarei à disposição para contribuir com uma gestão participativa e comprometida.
“Se meu nome for considerado (presidência da Mesa), estarei à disposição para contribuir com uma gestão participativa e comprometida”
Folha de Dourados – Como avalia a administração do prefeito Alan Guedes?
Liandra da Saúde – O prefeito Alan Guedes enfrentou desafios importantes durante seu mandato, especialmente no período pós-pandemia. Apesar de avanços em algumas áreas, acredito que ainda existem pontos que poderiam ter sido melhores desenvolvidos, principalmente na saúde e na educação.
Folha de Dourados – Para finalizar…
Liandra da Saúde – Quero agradecer a cada douradense que confiou no meu trabalho e dedicou seu voto a mim. Eu reafirmo meu compromisso com Dourados, e estou aqui para trabalhar pelo bem-estar de todos, com foco em resultados e transparência. Acredito muito no potencial de Dourados e quero que nossa cidade cresça e seja destaque no Estado, como cidade modelo, trazendo orgulho para seus moradores.
“Acredito muito no potencial de Dourados e quero que nossa cidade cresça e seja destaque no Estado, como cidade modelo”