fbpx

Desde 1968 - Ano 56

22.7 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioDouradosDourados: vereador eleito vem recebendo ataques homofóbicos nas redes sociais

Dourados: vereador eleito vem recebendo ataques homofóbicos nas redes sociais

Franklin Schmalz (PT) é o primeiro vereador abertamente homossexual eleito em Dourados

No último domingo, Franklin Schmalz, do Partido dos Trabalhadores, fez história ao ser eleito com a segunda maior votação em Dourados, somando 2.452 votos. No entanto, a vitória vem sendo marcada por episódios lamentáveis de LGBTfobia. Ontem (08), por exemplo, Franklin registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil contra Bersony de Lima Oliveira, ex-candidato pelo Republicanos, que recebeu apenas 50 votos.

Bersony utilizou seu status do WhatsApp para compartilhar uma foto de Franklin, tirada há mais de dois anos, e expressou desprezo pela eleição do petista. Em seu texto, Bersony afirmou: “os veados enrustidos de Ddos compareceram em peso pra votar”. Além de Franklin, ele também atacou Isa Marcondes, a candidata mais votada no pleito, que, apesar de ser do mesmo partido de Bersony, também foi alvo das ofensas.

O “print” da postagem circulou em diversos grupos, e, segundo a assessoria de Franklin, novas ofensas estão sendo proferidas contra ele por outros indivíduos, inclusive ex-candidatos que não obtiveram sucesso na eleição. Todo o conteúdo ofensivo será anexado à denúncia para representação criminal, segundo sua equipe, já que não se pode tolerar ataques ao vereador eleito ou à comunidade LGBT+ por sua orientação sexual.

Para Franklin, essas manifestações preconceituosas não são novidade, mas, neste caso, evidenciam a dificuldade de aceitar que um jovem, LGBT e de esquerda tenha obtido a segunda maior votação, superando políticos tradicionais da cidade. Ele ressalta, porém, que seu desempenho eleitoral não se deve apenas ao apoio da comunidade LGBT. “Minha trajetória é marcada pela resistência e pela superação, o povo reconheceu nossa campanha como um projeto capaz de trazer uma perspectiva de mudança para Dourados. A população douradense nos confiou um mandato e não vamos nos abalar com o ódio de adversários que não tiveram expressividade eleitoral e agora estão ressentidos”, afirmou.

Não é a primeira vez que Franklin enfrenta comentários de ódio nas redes sociais. Em 2022, durante sua candidatura a deputado federal, ele também precisou registrar queixas contra perfis que promoveram uma campanha de ofensas e homofobia nas redes, incluindo ameaças de agressão e até de morte.

Vale lembrar que a LGBTfobia é considerada crime no Brasil desde 2019. A criminalização foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que equiparou a LGBTfobia aos crimes de racismo previstos na Lei nº 7.716/89, que trata de discriminação por raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Veja a nota emitida por Franklin Schmalz:

Nota sobre ataques preconceituosos

Há pessoas ressentidas com o resultado da eleição, especialmente aquelas que foram derrotadas. Não aceitam que um jovem, LGBT, de esquerda e do Partido dos Trabalhadores tenha sido o segundo mais votado da cidade. Eu até compreendo a frustração, mas não TOLERAREI LGBTfobia ou qualquer discurso de ódio.

Também não permitirei que nossa vitória seja abalada por posturas preconceituosas e lamentáveis, que tentam me desqualificar ou diminuir a importância do mandato que conquistei. Não serei intimidado por ataques que buscam me reduzir pela minha orientação sexual, pois tenho uma trajetória de engajamento político, militância e ativismo em diversas áreas, como educação, meio ambiente, direito à cidade e direitos humanos. Além disso, tenho uma formação acadêmica, uma profissão e uma família.

Tenho orgulho de ter recebido apoio de diferentes setores e grupos da sociedade para chegar a esses 2.452 votos. Essa vitória é fruto de muito trabalho coletivo e mobilização. Saímos desta eleição muito fortalecidos e vamos construir um mandato à altura das nossas lutas, doa a quem doer.

Franklin Schmalz
Verador eleito pelo PT em Dourados
09 de outubro de 2024

ENQUETE

MAIS LIDAS