José Henrique Marques –
Bonito, a capital do ecoturismo de Mato Grosso do Sul e um dos principais destinos turísticos do Brasil, recebeu 2024 lotada de turistas. Milhares deles estavam no público de cerca de 20 mil pessoas que celebrou, na Praça da Liberdade e nos arredores no centro da cidade, à chegada do Ano Novo, de acordo com estimativa da Guarda Municipal.
Na passagem de 2023 para 2024, a Prefeitura inovou com show pirotécnico de fogos silenciosos, atendendo apelos da sociedade civil e, assim, incluiu pessoas com autismo (sensíveis ao barulho, que as deixam muito agitadas) nos festejos.
O show pirotécnico silencioso também atendeu reclames de pessoas e entidades defensoras dos animais, já que eles também sofrem com o barulho da queima de fogos comuns.
Apesar da presença de milhares de pessoas, logo nas primeiras horas de segunda-feira (01), a Praça da Liberdade e as ruas no entorno amanheceram limpas, graças ao esquema especial da Prefeitura na coleta de lixo, que começou logo após o término do evento.
Em Bonito, as comemorações à chegada de 2024 começaram no sábado (30/12), com show do Tchakabum. Na virada, abrindo a festa, foi a vez com cantor e compositor campo-grandense, Edson Canela. À meia-noite, depois do show pirotécnico, subiu ao palco a dupla Edson e Hudson.
De acordo com a secretária municipal de Turismo, Juliane Salvadori, Bonito aguarda novo recorde de visitantes de todos os lugares do Brasil e de vários países nesta alta temporada. O balanço será fechado na semana que vem.