fbpx

Desde 1968 - Ano 56

23.9 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioPolíticaEleições 2024: reflexão do ex-deputado federal, João Grandão, ao PT de Dourados

Eleições 2024: reflexão do ex-deputado federal, João Grandão, ao PT de Dourados

Texto do ex-deputado federal João Grandão postado em grupos de aplicativos de mensagens do PT, logo após a apuração das eleições municipais de 2024:

“Quando uma pedra para ser quebrada exige muitas marretadas , há de ser considerada a importância desde a primeira marretada, embora sendo a última que concretizou o fato”

Digo isso ao me referir à história do Partido dos Trabalhadores, protagonista na defesa da inclusão social através de políticas públicas para os menos favorecidos. Em particular, destaco a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, que sua sigla traduz com muita propriedade. Sabemos da trajetória desse partido na defesa dos direitos humanos. Essas são as características de um partido criado e forjado na luta.

Para garantir e conquistar direitos, é essencial aliar a luta com a representação institucional. Isso inclui ter alianças estratégicas com os movimentos sociais que defendem essas bandeiras. Reconhecemos que, em determinados momentos, houve um certo distanciamento dessa prática, e o resultado no institucional foi abalado com o avanço da extrema direita, causando inclusive o afastamento de uma presidenta legitimamente eleita.

Voltamos mais fragilizados, sem outra saída a não ser um governo que precisou fazer alianças políticas para sobreviver da forma que está. No Mato Grosso do Sul, não foi diferente. Nos oito anos de governo do PT, não abrimos mão da implantação de políticas públicas, que consolidaram o melhor governo de todos os tempos.

Após essa pequena reflexão, me arrisco a falar sobre Dourados, baseado na introdução do texto. Foram tempos difíceis, de muitas marretadas. Não arrisco citar nomes de companheiros e companheiras que fizeram parte dessa luta, pois foram muitos e muitas. Digo com orgulho e felicidade que estava com eles e continuo, dentro das minhas dificuldades, acreditando que, com muitas marretadas, não há pedra que um dia não será quebrada.

Em nome do nosso presidente, professor Joca, parabenizo toda a militância e a coordenação da campanha. Em nome dos vereadores eleitos, parabenizo e reconheço a importância de cada um e cada uma que teve a coragem de colocar seu nome para essa disputa. Permitam-me, em nome da Cris Terrena, nossa suplente, parabenizar as mulheres da chapa. Grande Tiago e grande Tetila, que exemplos de resistência e luta!

Um abraço fraterno,

João Grandão

ENQUETE

MAIS LIDAS