fbpx

Desde 1968 - Ano 56

21.9 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioDouradosElias Ishy sugere criação de equipe permanente de manutenção da flora municipal

Elias Ishy sugere criação de equipe permanente de manutenção da flora municipal

Vereador preside a Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal

O vereador Elias Ishy (PT) solicitou recentemente à administração municipal, a criação de uma equipe de plantio e manutenção permanente da flora do município, tal como árvores e vegetações em canteiros, praças e parques públicos. A solicitação foi encaminhada através de indicação ao prefeito Marçal Filho (PSDB) e às secretarias competentes.

Em reunião com o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMAM), Fábio Luis, o vereador reforçou a necessidade de um planejamento contínuo para o plantio e a manutenção de árvores e áreas verdes, garantindo a reposição adequada de espécies e podas responsáveis.

Ishy alertou que a manutenção da flora municipal realizada de forma esporádica se torna insuficiente para atender às demandas crescentes da cidade. “A ausência de uma equipe permanente para essa finalidade resulta em dificuldades para a gestão ambiental e pode comprometer a biodiversidade e o equilíbrio ecológico na área urbana”, considera o vereador.

Ishy reforça ainda o pedido, considerando os recentes casos de quedas de árvores de grande porte em vias principais da cidade, colocando em risco a segurança de motoristas e pedestres. “Sabemos que o Instituto tem feito estudos visando a substituição de árvores em situação de risco de queda, bem como o aumento de variedades das espécies. Desta forma, a criação de uma equipe permanente de manutenção da flora vem a contribuir para que os serviços aconteçam de forma planejada e eficiente”, considera o vereador e presidente da Comissão do Meio Ambiente do Legislativo.

Erosão
Em outra indicação encaminhada ao Executivo, o vereador Elias Ishy solicitou que seja realizada vistoria técnica e avaliação ambiental, visando conter uma erosão apontada por moradores do BNH 3º Plano, às margens da Avenida Presidente Vargas.

Segundo constatado in loco, o acúmulo de águas pluviais que escoam pela via ocasionou uma cratera, onde inclusive expõe a tubulação da rede de esgoto. O local está próximo ao desmoronamento que ocorreu em 2019, o que aumenta a preocupação com possíveis novos danos ambientais.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS