Desde ontem (5), o deputado estadual e ex-governador Zeca do PT está em Brasília tratando de pautas de interesse de Mato Grosso do Sul, entre elas o controle, a fiscalização e auditoria nos programas sociais do governo federal como Bolsa Família, Vale Gás, Minha Casa Minha Vida, BPC entre outros.
Sobre isso, Zeca esteve o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias. Ele estava acompanhado da deputada federal Camila Jara (PT) e do secretário-executivo de Estado de Agricultura Familiar de Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Humberto Mello.
“Discutimos amplamente os programas sociais voltados para a agricultura familiar, um tema de extrema importância para o nosso país”, disse Zeca, e também em detalhe os resultados positivos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que está na fase de execução através da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF-SEMADESC) do governo do Estado de MS.
Para Humberto Mello, “esse programa tem sido um verdadeiro divisor de águas, impactando positivamente a vida de muitas famílias que dependem da agricultura familiar. É emocionante ver como iniciativas como esta podem transformar realidades”.
“Abordamos uma questão que não podemos ignorar: as mudanças climáticas e seu impacto direto nos pequenos agricultores”, destacou Zeca. Durante a apresentação, o ministro reafirmou o compromisso do governo federal com a agricultura familiar, destacando que é fundamental garantir apoio e recursos para enfrentar esses desafios.
Zeca, Camila e Humberto destacaram ao ministro que é essencial continuar a trabalhar juntos para fortalecer esses programas sociais e proteger quem realmente alimenta o nosso povo. “A agricultura familiar não é apenas uma questão econômica; é uma questão de justiça social e sustentabilidade”.
“Vamos continuar a dialogar e buscar soluções eficazes! O futuro da nossa agricultura depende da união entre os governos e as comunidades. Vamos juntos fazer a diferença”, afirma Humberto de Mello Pereira.
Já na Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Zeca e Humberto Mello se reuniram com o presidente Jefferson Coriteac,com as presenças da gerente de Ater e Formação, Isabel Cristina da Silva, do assessor da Presidência, José Silva Júnior, e o assessor especial do MDA – Thiago Borges.