Nesta segunda-feira (2), representantes da Agraer, sub-secretaria de Educação, da Embrapa, da UFGD, UFMS e CPT participaram, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, de reunião importante para a apresentação da Proposta Político Pedagógica da Escola Família Agrícola e Agroecológica Pantanal, localizada em Corumbá.
A reunião foi presidida pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas da ALEMS, Zeca do PT.
O principal objetivo da reunião é articular e viabilizar as ferramentas necessárias, incluindo o apoio financeiro, para implementar projetos estruturantes que respondam aos novos desafios da agricultura familiar.
Um dos focos centrais deste projeto é a qualificação da juventude nos assentamentos, formar técnicos de inseminação, zootecnistas e especialistas em horticultura e outros.
O projeto foi apresentado pelo Sérgio da Silva Pereira, presidente da Escola Família Agrícola. Ele defende um modelo de ensino adaptado às realidades dos pantaneiros e ribeirinhos, respeitando as tradições locais enquanto promove inovação e desenvolvimento.
É um passo significativo para garantir que as novas gerações tenham acesso a uma educação que valoriza a cultura local e prepara os jovens para os desafios do futuro.