fbpx

Desde 1968 - Ano 56

34.2 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioDouradosEscolas cívico-militares: obstáculo ao futuro tecnológico do País

Escolas cívico-militares: obstáculo ao futuro tecnológico do País

Reinaldo de Mattos Corrêa (*) –

A inovação é o sangue que corre nas veias do Capitalismo. É a capacidade de criar, adaptar e implementar novas ideias que impulsionam o crescimento econômico e melhoram a qualidade de vida. No entanto, o modelo educacional que se baseia em princípios militares, como a rigidez, a hierarquia e a obediência, pode ser o obstáculo significativo para o desenvolvimento da inovação e da tecnologia.

A inovação exige mais do que apenas conhecimento técnico. Exige pensamento crítico, criatividade, capacidade de resolução de problemas e a habilidade de trabalhar em equipe. São essas habilidades que permitem aos indivíduos questionar o status quo, desafiar as convenções e desenvolver novas soluções para os problemas do mundo.

No ambiente escolar militarizado, a ênfase está na conformidade e na obediência. A criatividade e o pensamento crítico são frequentemente reprimidos em favor da disciplina e da ordem. Os alunos são treinados para seguir instruções e questionar a autoridade é desencorajado. Essa abordagem pode gerar a força de trabalho altamente disciplinada, mas pouco qualificada para lidar com as demandas de um mercado de trabalho cada vez mais complexo e tecnológico.

A tecnologia, por sua vez, está em constante evolução. Novas ferramentas e plataformas digitais surgem a cada dia, transformando a forma como trabalhamos, nos comunicamos e vivemos. Para acompanhar essa evolução, é necessário que os indivíduos sejam capazes de aprender continuamente e de adaptar-se a novas situações. Um sistema educacional que prioriza a memorização e a repetição, em vez do desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores, não prepara os alunos para os desafios do futuro.

Mas como a rigidez militar pode inibir a inovação tecnológica? A resposta é simples: a inovação exige o ambiente de liberdade e de tolerância ao erro. Em um ambiente militarizado, o medo do fracasso pode paralisar os indivíduos e impedir que eles explorem novas ideias. Além disso, a ênfase na hierarquia pode dificultar a colaboração e a troca de ideias, que são essenciais para o processo de inovação.

A pergunta que se coloca é: como podemos esperar que um País que investe em educação militarizada se torne um líder em inovação e tecnologia? A resposta é que não podemos! Ao militarizar a educação, estamos condenando o Brasil ao futuro de estagnação tecnológica e dependência de outras nações.

Em resumo, a militarização da educação é um investimento de alto risco e baixo retorno. Ao priorizar a disciplina e a obediência em detrimento da criatividade e do pensamento crítico, estamos comprometendo o futuro econômico do Brasil. É preciso investir em um modelo educacional que promova a autonomia, a colaboração e o desenvolvimento de habilidades do século XXI.

A pergunta que fica é: como podemos construir um sistema educacional que prepare os nossos jovens para os desafios do futuro, sem sacrificar a nossa liberdade e a nossa democracia?

É preciso um debate mais profundo sobre o papel da educação na sociedade e sobre os valores que queremos transmitir às futuras gerações. A educação deve ser o espaço de liberdade, de criatividade e de desenvolvimento integral do indivíduo, e não o campo de batalha onde se impõe a disciplina militar.

(*)Produtor Rural em Mato Grosso do Sul.

ENQUETE

MAIS LIDAS