José Henrique Marques –
A ex-prefeita de Dourados Délia Razuk (PSDB) encontra-se em São Paulo-SP acompanhando o esposo, o ex-deputado Roberto Razuk, que se recupera de tratamento de saúde, e na tarde de sexta-feira (17) conversou, via telefone, com a Folha de Dourados sobre o marido e, claro, em relação aos primeiros dias da administração de Marçal Filho, que é de seu partido.
Para Délia Razuk, o atual prefeito começou bem e destaca a reversão junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) na perda de 3 mil vagas na educação infantil, em razão de uma série de erros cometidos na gestão passada (Alan Guedes) na contratação de escolas conveniadas. “Fiquei aliviada”, afirmou.
O alívio remete ao fato de que Delia Razuk, a bem da verdade, enfrentou e minimizou o déficit de vagas em educação infantil em Dourados, entre os desafios de administrar um município (2017-2020) que acabara de ampliar em demasia o perímetro urbano (o que aumentou o custo de gestão), a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração – PCCR (havia distorções) e problemas estruturais na Saúde Pública.
Nos quatro anos de administração de Délia Razuk, por exemplo, 6 Centros de Educação Infantil (CEIM) foram postos para funcionar, ampliando a oferta em quase 1.000 vagas, tanto na sede do município, como na zona rural.
São eles: CEIM Vila Vargas (primeiro na zona rural); CEIM Idelfonso Pedroso; CEIM Jóquei Clube (primeiro em tempo integral), CEIM Monte Carlo; CEIM Jardim Colibri e CEIM Altos do Indaiá.
“Sempre estive focada em buscar soluções, cuidar do que é nosso e trazer para a população de Dourados mais conforto. A demanda de vagas dos Ceim’s é grande e muda constantemente, mas durante minha gestão consegui avanços, é inegável”, disse Délia Razuk.
Durante a gestão dela, a prefeitura também iniciou as obras de outros quatro Ceim’s: no Parque do Lago, Vila Erondina, Jardim Vitória e Parque das Nações I.
A ex-prefeita informou ainda que, no último ano de seu mandato, encaminhou projetos de duas novas escolas para análise no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE): na região do Campina Verde e no Greenville. Ela, contudo, não soube informar se houve continuidade na gestão de Alan Guedes.
Ceim do Jardim Colibri