Em um mundo cada vez mais conectado e saturado por informações, os desafios para o jornalismo na era digital são imensos. Para ajudar profissionais e estudantes a entenderem melhor esse cenário, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em parceria com o projeto De Olho na Rede, lança o minicurso online “Desinformação e Plataformas – Como o Jornalismo Pode Enfrentar os Desafios”.
O curso será realizado em duas datas: 20 de fevereiro de 2025 (quinta-feira), das 19h às 22h, e 22 de fevereiro de 2025 (sábado), das 9h às 12h. Os participantes poderão escolher a data mais conveniente.
Reflexão e capacitação para enfrentar desafios
O objetivo do curso é promover uma reflexão aprofundada sobre o impacto da desinformação no trabalho jornalístico e na confiança do público. A decisão do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, de alterar as políticas de checagem de fatos nas plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp, será analisada, assim como as consequências dessa medida para o combate à disseminação de notícias falsas.
Além de discutir os desafios, o curso apresentará estratégias práticas para jornalistas que desejam fortalecer sua atuação profissional em meio a esse cenário turbulento.
Facilitadora com experiência internacional
O mini curso será conduzido por Ivone Rocha, doutoranda em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com experiência acadêmica na Universidade de Coimbra, em Portugal. Jonalista e especialista em Tecnologia da Informação e mídia digital, Ivone já atuou em diversas áreas da comunicação, como rádio, TV, internet e docência em cursos de graduação e pós-graduação.
Em 2004, Ivone ingressou na docência de graduação e pós-graduação. Desde então, ministrou cursos de comunicação e engenharia de software. Foi professora e coordenadora de cursos de pós-graduação em Comunicação (incluindo jornalismo) no Senac e produdora de cursos nessa empresa. Acumulou ainda a função de consultora pedagógica em um conglomerado de instituições de ensino. E de 2018 a 2023 foi gestora do projeto Memórias em Rede, que leva a educomunicação e o jornalismo para o ensino básico. E desde 2020 atua como docente em formação de professores pelo Encontro USP Escola.
Quem pode participar
O curso é aberto a jornalistas, estudantes de jornalismo e pessoas de outras áreas interessadas no tema. Para os sindicalizados e estudantes, o investimento é de apenas R$ 15,00 (mais taxas), enquanto não sindicalizados pagam R$ 30,00 (mais taxas).
Inscrições e informações adicionais
Os interessados podem se inscrever enviando seus dados para o e-mail [email protected]. O link para acesso ao curso será enviado na semana do evento, e todos os detalhes e confirmações serão comunicados por e-mail.
Não perca essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e se preparar para os desafios que a desinformação apresenta ao jornalismo!