No dia 21 de setembro próximo, o clube Indaiá de Dourados será palco do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024. O evento Nacional Paralímpico promovido pelo CPB (o Comitê Paralímpico Brasileiro) e organizado pela Associação Esportiva Dourados Paralímpico, com cobertura ao vivo pela Rede Globo.
Festival nacional tem por objetivo principal promover a inclusão social e a interação de alunos com deficiências física, intelectual, visual, surdo, autista, deficiências múltiplas e um percentual de alunos sem deficiências por meio do experimento nas modalidades esportivas adaptadas. A ação mobiliza as escolas municipais, estaduais e especializadas de Dourados e municípios vizinhos.
Mais de 200 alunos na faixa etária de 8 a 17 anos da rede pública, privada e escolas especializadas estão inscritos para o evento.
“Não se trata de uma competição, mas sim de oportunizar a todos os participantes o experimento das modalidades esportivas adaptadas”, define a coordenadora local, professora Mariza Araújo.
O evento já se tornou tradição na cidade e os alunos com deficiências já esperam com muito entusiasmo e expectativa, frisou o prof. Leandro Ferreira, presidente da Associação Esportiva Dourados Paralímpico. O Comitê Paralímpico Brasileiro reforça o evento local com o envio de camisetas para os alunos participantes.
O Clube Indaiá já está sendo preparado para sediar a o Festival, e o local dispõe da estrutura adequada e acessibilidade necessária para a realização.
Para que o evento aconteça com segurança, a organização conta o voluntariado dos alunos do curso de educação física da UFGD e Unigran, que somam experiências e conhecimento contribuindo assim para que tudo aconteça de acordo com a proposta do CPB e que efetivamente as crianças desfrutem de momentos alegres e experimentem novas modalidades esportivas adaptadas.
O Festival conta com importantes parceiros: clube Indaiá, UNIGRAN, UFGD e Prefeitura Municipal de Dourados.
Informações pelo telefone (67) 99881-3226