Juliel Batista –
Reunidos na noite desta quarta-feira (02), membros (as) da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), do PT de Dourados, definiram os caminhos do processo eleitoral interno do partido, não apenas no município, como também em nível estadual e nacional.
Corrente majoritária do PT em nível nacional e estadual, a CNB trabalha para se consolidar como uma força forte em Dourados, agora com nomes de Tiago Botelho, Suely Rocha e Adriano Carteiro, que foram candidatos a Prefeitura e à Câmara Municipal na campanha passada.
Na reunião realizada ontem, os dirigentes da corrente definiram os nomes que a CNB de Dourados irá apoiar nas três esferas do partido. Em nível nacional, o nome do ex-prefeito de Araraquara-SP, Edinho Silva, para comandar o processo de reeleição do presidente Lula.
Em âmbito estadual, o do experiente deputado federal, Vander Loubet, que apesar de ser filiado em outra corrente, a RS (Resistência Socialista), o nome mais forte para se construir candidatura consensual à presidência do PT de Mato Grosso do Sul.
Já em Dourados, Rosa Dantas, servidora pública federal, e que atualmente ocupa o cargo na SPU/MS (Superintendência do Patrimônio da União), é o nome chancelado pela CNB à presidência municipal do partido, para ser a primeira mulher a ocupar o cargo. O nome dela é consensual entre todas as forças partidárias militantes em Dourados.
A CNB Dourados manifestou o entendimento de construção de candidaturas consensuais em nível municipal e estadual até as eleições, em 06 de julho – PED (Processo de Eleição Direta).
“deliberamos que defenderemos a unidade dos projetos na busca de não fragilizar nosso PT e o projeto de país tão bonito que estamos construindo.“
Por meio de uma carta, a coordenação da CNB Dourados pontua que o partido deve focar na reeleição do presidente Lula, no próximo ano, e que para fortalecer esse projeto é importante o consenso em torno de Vander Loubet e Rosa Dantas no comando do partido em MS e em Dourados, respectivamente.
“O PT MS e o PT Dourados serão muito bem representados pelo deputado federal e futuro senador Vander e Loubet e pela primeira mulher presidenta do PT Dourados Rosa Dantas.”
Confira a carta da CNB Dourados:
Carta aos filiados e filiadas do PT da corrente
Construindo um Novo Brasil (CNB) de Dourados frente ao PED
Após reunião com os membros da CNB Dourados, realizada no dia 02 de abril de 2025, ficou deliberado, por unanimidade, que os apoios da corrente, frente ao Processo de Eleição Direta (PED) que se avizinha serão:
- Para presidente do PT em nível nacional do companheiro Edinho;
- Para presidente do PT em nível estadual do companheiro Vander Loubet;
- Para presidenta do PT em nível municipal da companheira Rosa Dantas.
O PED é um dos momentos mais bonitos do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, mostramos que a democracia é o pilar da nossa construção partidária e que nossas escolhas se dão a partir da participação de cada filiado e filiada.
Construir um novo Brasil, defender a democracia e implementar as políticas que rompam com a desigualdade social, racial, étnica e de gênero passa pela reeleição do presidente Lula em 2026 e da ampliação do número desenadores e deputados no Congresso Nacional, para isso, entendemos que é imprescindível a união em torno do projeto em nível nacional, estadual e municipal.
A pluralidade de ideias move o PT e é isso que nos torna o maior partido da América Latina, mas é inegável que o extremismo ronda o mundo e que o discurso meritocrata, racista, antissistêmico, patriarcal, LGBTQfóbico, anticiência e contra os trabalhadores e as talhadoras têmganhado eco na sociedade.
É por isso que nós da CNB Dourados entendemos que todas as nossas diferenças enquanto correntes – todas positivas e legítimas – não podem ser maiores que aquilo que nos une que é a reeleição do companheiro Lula. Sendo assim, deliberamos que defenderemos a unidade dos projetos na busca de não fragilizar nosso PT e o projeto de país tão bonito que estamos construindo.
Ressaltamos a força do interior na construção dos projetos político e eleitoral do PT e por isso reivindicamos que a CNB de Dourados esteja presente na titularidade das Executivas e do Diretórios Municipais e Estaduais representando a potência e os desafios de construir o PT no interior do Mato Grosso do Sul e do Brasil nos próximos quatro anos.
O PT MS e o PT Dourados serão muito bem representados pelo deputado federal e futuro senador Vander Loubet e pela primeira mulher presidenta do PT Dourados Rosa Dantas. Entendemos que podemos sair maiores e mais fortalecidos unindo as nossas diferenças e construindo um consenso tático em torno dos projetos eleitorais de 2026 e 2028.
Dourados – MS, 02 de abril de 2025
Corrente Construindo um Novo Brasil (CNB)Dourados