fbpx

Desde 1968 - Ano 56

27.8 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioPolíticaGeraldo Resende, entidades e lideranças da inclusão lamentam exoneração de Telma Nantes

Geraldo Resende, entidades e lideranças da inclusão lamentam exoneração de Telma Nantes

Antes mesmo do início de abril, mês dedicado à conscientização sobre o autismo, a Secretaria de Estado da Cidadania exonerou a subsecretária de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos. A decisão gerou apreensão entre entidades do Terceiro Setor e lideranças que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência em Mato Grosso do Sul.

Pedagoga e especialista em metodologia de educação especializada, Telma ocupava o cargo desde a gestão do ex-governador Reinaldo Azambuja e era reconhecida como uma líder visionária e defensora incansável da inclusão. Durante sua gestão criou o Programa MS Acessível, a Central de Libras, Projeto Cidade Acessível além do Turismo Acessível. Ações realizadas com extrema eficiência e dedicação às atribuições do cargo, garantindo atendimento digno e respeitoso para pessoas com deficiência em suas próprias cidades.

Seu trabalho de destaque, inclusive, lhe rendeu, no ano passado, o Prêmio Brasil Mais Inclusão, concedido pela Câmara dos Deputados. A honraria, considerada a mais relevante do Congresso Nacional na área da inclusão, foi entregue a Telma pelo deputado federal Geraldo Resende, que a indicou entre diversas personalidades nacionais concorrentes.

A exoneração provocou reações de preocupação. “Eu lamento profundamente a saída de Telma da subsecretaria. Sua ausência pode ter impactos significativos e prejudiciais para as pessoas com deficiência que dependem do Estado para garantir uma vida mais digna e plena. É essencial continuarmos apoiando e valorizando líderes comprometidos com a inclusão”, afirmou o parlamentar.

Nesta segunda-feira, a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, recebeu um requerimento assinado por entidades da sociedade civil, solicitando que o governador Eduardo Riedel reconduza Telma Nantes ao cargo ou alternativamente a nomeação de uma pessoa com deficiência para titularizar a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência. O documento foi assinado pela presidente do Pro D Tea de Campo Grande, Naina Dibo, além de coordenações do interior. O requerimento também foi assinado pela Associação de Mulheres com

Deficiência de Mato Grosso do Sul e ativistas da entidade, pela presidente da Comissão de Mães Atípicas de MS, Lilidaiane Cruz Ricaldi, membros da Ordem dos Advogados do Brasil do MS (OAB-MS), e demais entidades e pessoas relacionadas ao Terceiro Setor do Mato Grosso do Sul.

“Telma é uma ativista respeitada e uma voz influente na defesa dos direitos humanos e da inclusão. Sua trajetória de dedicação e resiliência segue como inspiração para aqueles que acreditam em uma sociedade mais justa e acessível para todos”, finalizou o deputado Geraldo Resende.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS