Redação Folha de Dourados –
A advogada Gianni Nogueira nasceu em Dourados no dia 25 de abril de 1983 e exerce a advocacia há 18 anos. É pós-graduada em Processo Civil e atualmente está finalizando MBA em Gestão Pública, tendo exercido direção especial na Secretaria de Estado de Governo, de 2019 a 2020.
Gianni foi coordenadora de campanha do seu marido, o deputado federal Rodolfo Nogueira, em 2022. É presidente do PL Mulher em Dourados, atuando na formação das mulheres de direita em todo Mato Grosso do Sul.
A Folha de Dourados entrevistou Gianni Nogueira, que se apresenta como pré-candidata a prefeita, para conhecer um pouco de suas ideias e propostas para uma eventual gestão sob o seu comando.
Folha de Dourados – Como surgiu o seu interesse pela política? Isso vem desde a participação de seu marido, o deputado federal Roldolfo Nogueira, ou você já tinha essa “veia política”, antes disso?
Gianni Nogueira – A veia política surgiu, como em muitos brasileiros, durante os movimentos de combate à corrupção, como as ações contra o “mensalão” e o “petrolão”. E com o surgimento do nosso grande líder de direita, Jair Bolsonaro, tal liderança contagiou os corações de muitos brasileiros com o desejo de ver o Brasil crescer e ser próspero. E também o senso de responsabilidade em estar à disposição, para servir na política também.
“Dourados precisa de uma gestão
pontual, eficiente e arrojada”
Como vem sendo o engajamento das mulheres douradenses na política proposta pelo PL e qual a mensagem que você vem passando a elas, na condição de presidente do PL Mulher em Dourados?
A adesão das mulheres douradenses ao PL e ao projeto conservador superou nossas expectativas. Muitas mulheres estão engajadas em serem agentes de mudança e em trabalhar para que a direita em Dourados cresça e se estabeleça.
A indicação de seu nome como pré-candidata a prefeita de Dourados é uma condição definitiva ou ainda depende alguns fatores, como por exemplo, uma declaração de apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro?
O projeto do PL em âmbito nacional é de fazer o maior número de prefeituras Brasil afora e em Dourados, segunda maior cidade do Estado, não poderia ser diferente. Nesta construção, o ex-presidente Jair Bolsonaro é o maior incentivador e apoiador da nossa candidatura, bem como podemos contar com o apoio do presidente Valdemar da Costa Neto, também. A adesão das mulheres douradenses ao PL e ao projeto conservador superou nossas expectativas.
Qual o perfil que o PL douradense cogita para uma candidatura a vice, em sua chapa?
Isso faz parte de uma construção ampla e depende muito das adesões, das siglas que poderão agregar ao nosso projeto, mas precisamos pensar e defender as mesmas bandeiras para haver conformidade no nosso plano de governo para Dourados.
“A ADESÃO DAS MULHERES DOURADENSES AO PL E AO PROJETO CONSERVADOR SUPEROU NOSSAS EXPECTATIVAS”
Como estão as conversações com outros partidos, visando eventuais coligações? Com quais agremiações estão conversando?
Estamos conversando com alguns partidos. A Executiva Municipal do PL é responsável por essas tratativas que a seu tempo serão anunciadas.
Vocês já estão formatando um programa de governo para ser levado à população durante a campanha? Como isso está sendo feito?
Já estamos trabalhando nisso, sim. Criamos conselhos técnicos para discutir os problemas e as soluções para nossa Dourados. Esta semana lançamos um projeto do nosso partido, o “Desperta Dourados” e já percorremos algumas regiões da cidade, ouvindo a população, buscando saber as dores do nosso povo e seus anseios, e com isso vamos buscar soluções para compor nossa proposta de governo construída com o principal interessado, o povo de Dourados.
“O PL TERÁ UM PROJETO PARA TODOS QUE AMAM ESTA TERRA E QUEREM O MELHOR PARA ELA”
Qual a principal mensagem que a senhora pretende passar ao douradense, nesta campanha?
Acredito muito na capacidade de nossa Dourados para se tornar uma potência regional e atender sua vocação de capital do interior. Dourados é muito rica, tem um grande orçamento e precisamos resgatar sua capacidade para cuidar bem de nossa gente. Precisamos de uma gestão pontual, eficiente e arrojada, que busque soluções, pois as pessoas sofrem e não podem esperar mais. Queremos resgatar o orgulho do povo douradense.
Além desta mensagem principal, poderia adiantar alguns pontos de sua futura plataforma de governo? Por exemplo: na saúde, na educação…
O “Desperta Dourados” será norteador na busca por soluções, mas já te adianto que teremos uma restruturação no modelo de gestão. Uma prefeitura com o potencial de Dourados precisa de planejamento em todas as áreas. Por exemplo, é inadmissível a falta de insumos nas UBS’s [Unidades Básicas de Saúde] ou crianças fora das salas de aulas por falta de vagas!
“DOURADOS PODE SER UMA POTÊNCIA
REGIONAL E A CAPITAL DO INTERIOR”
O PL pensa em propor alguma mudança radical na forma de administrar Dourados? Se sim, qual seria?
Mudanças são necessárias, fazer a coisa correta e de forma honesta e transparente é primordial; teremos profissionais, técnicos e especialistas para cada área. O PL terá um projeto para todos douradenses que amam esta terra e querem o melhor para ela!
Caso se confirme sua candidatura e chegue ao comando do Município, como se dará a escolha do seu secretariado?
O secretariado será escolhido com pessoas que conheçam da sua respectiva área (perfil técnico), que sejam “ficha limpa” e tenham desejo de se doarem e se dedicarem por Dourados.
“É INADMISSÍVEL A FALTA DE INSUMOS NAS UNIDADES DE SAÚDE E CRIANÇAS FORA DAS SALAS DE AULA POR FALTA DE VAGAS”
A vinda de Bolsonaro a Dourados para lançar seu nome era esperada para o último dia 15, porém foi adiada. Já têm uma outra data?
Estamos esperando a agenda do Presidente Bolsonaro, que nesse momento está focada na arrecadação de alimentos para o Rio Grande do Sul. Estamos todos ansiosos, como a maioria da cidade; e o interior, que pretende acompanhar esta agenda também.
Alguma consideração final importante?
Quero agradecer o espaço para expor nossas propostas de forma democrática e aberta. E ainda parabenizar este tradicional veículo de informação de nossa Dourados.
“NOSSA CIDADE PRECISA RESGATAR A
CAPACIDADE DE CUIDAR BEM DE NOSSA GENTE”