Obras levarão dignidade às famílias indígenas de Dourados
A articulação da deputada estadual Gleice Jane (PT) e o trabalho conjunto da bancada federal do Partido dos Trabalhadores garantiram a aprovação de uma emenda parlamentar que destinará R$ 53 milhões para resolver o problema de abastecimento de água nas aldeias indígenas de Dourados. A medida foi confirmada pelo deputado federal Vander Loubet (PT) em vídeo divulgado nesta quinta-feira (5).
O recurso será utilizado para a execução de obras estruturais, colocando fim a uma situação precária que levou as comunidades indígenas a protestos recentes. Na semana passada, lideranças indígenas bloquearam a MS-156 por quatro dias, em protesto contra a falta de água e as condições degradantes de abastecimento, como o uso de galões de agrotóxicos para captar água.
A deputada Gleice Jane esteve em Brasília participando de reuniões decisivas para articular o investimento. Durante a mobilização, ela, o deputado Vander Loubet e a deputada Camila Jara (PT) se comprometeram publicamente a buscar recursos junto aos colegas da bancada federal.
Em vídeo, Vander destacou a importância da conquista: “Os R$ 53 milhões vão fazer a diferença, permitindo que toda a população indígena de Dourados tenha acesso à água potável. É inadmissível, em pleno século XXI, que famílias ainda dependam de métodos tão precários para se abastecer.”
Além disso, Gleice Jane manteve uma agenda intensa na capital federal, com encontros nos gabinetes de Camila Jara, Vander Loubet e da deputada federal Célia Xakriabá (PSOL), além de reuniões com o senador Fabiano Contarato (vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente), o Ministério da Educação, a Secadi, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Secretaria Adjunta de Assuntos Federativos.
Desde que assumiu seu mandato, Gleice Jane tem trabalhado ativamente para enfrentar essa situação. Na Assembleia Legislativa, ela cobrou publicamente o apoio de parlamentares de todos os partidos e tem usado suas falas em plenário para chamar atenção à grave crise enfrentada pelas famílias indígenas.
A pauta do abastecimento de água nas aldeias é uma prioridade constante em sua atuação. Sempre que esteve em Brasília, Gleice Jane levou essa questão às reuniões com deputados federais, senadores e representantes do governo federal. Recentemente, ela visitou a usina de Itaipu, onde reforçou a necessidade urgente de ações para garantir água potável às comunidades indígenas de Dourados.
A mobilização liderada pelo PT reafirma o compromisso com os direitos das comunidades indígenas e a resolução de problemas estruturais históricos. As obras estão previstas para começar em breve, com execução pela Sanesul.