Ela reforçou que o acesso à água é uma necessidade urgente e pediu que o governo priorize essa questão
Na tarde de ontem, a deputada Gleice Jane participou, em Ponta Porã, da assinatura de importantes convênios com o diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, o governador Eduardo Riedel e as ministras Cida Gonçalves (Mulheres) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas). Durante o evento, foram firmados acordos para investimentos significativos em diversas áreas, como o abastecimento de água e apoio à mulher.
Um dos principais convênios, o Programa “MS Água Para Todos”, que terá um investimento de R$ 60 milhões para melhorar o abastecimento de água em aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul, foi uma das pautas abordadas pela deputada. Gleice Jane reforçou a necessidade urgente de que a conquista chegue a todas as comunidades indígenas, garantindo a elas o acesso a um direito essencial para a vida, como a água potável.
A deputada aproveitou a ocasião para cobrar, de forma firme, que a solução para o abastecimento também alcance as comunidades de Dourados, que há muito tempo vêm reivindicando essa melhoria.
“É uma demanda que a comunidade de Dourados tem há muito tempo, e hoje tivemos uma resposta positiva do Governo e da Ministra Sônia Guajajara, que assumiram o compromisso de resolver a questão da água para as comunidades indígenas da região”, destacou a deputada.
Além disso, o evento contou com a assinatura de convênios para a construção de Centros de Cultura Indígena em vários municípios do estado, um investimento de R$ 6,5 milhões, e a construção da Casa da Mulher Brasileira de Ponta Porã, que será a terceira unidade no estado, com recursos da Itaipu e da Prefeitura. A deputada também falou sobre a implantação do Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA), que oferecerá atividades educativas e esportivas, especialmente para jovens e idosos de Ponta Porã.
Em um gesto significativo durante a cerimônia, Gleice Jane quebrou o protocolo ao convidar uma representante do movimento de mulheres, a irmã Olga, para subir ao palco e destacar a luta das mulheres.
“Nós, mulheres, precisamos quebrar os protocolos criados por uma política predominantemente masculina para garantir nosso espaço e nossa voz nas pautas políticas”, afirmou.
O evento foi uma demonstração clara da força das parcerias entre o Governo do Estado, o Governo Federal e Itaipu Binacional, e reafirma o compromisso de todos em melhorar as condições de vida das comunidades indígenas e das mulheres de Mato Grosso do Sul. Com a cobrança da deputada Gleice Jane, a luta por igualdade e acesso a direitos essenciais, como água potável, continua a ser uma prioridade.