Juca Vinhedo –
Valentia condenada
De nada adiantou a defesa alegar incompetência do Supremo Tribunal Federal para julgar o ex-deputado Roberto Jefferson. Essa semana, o tribunal formou maioria de votos para condená-lo a nove anos, um mês e cinco dias de prisão. Para quem não se lembra, Jefferson incentivou a população a invadir o Senado, a agredir senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia e até a explodir o prédio do STF.
Capivara extensa
Roberto Jefferson foi preso em outubro de 2022, depois de oferecer resistência armada ao cumprimento de um mandado de prisão expedido pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, depois que o ex-parlamentar publicou um vídeo ofendendo a ministra Cármen Lúcia com palavras de baixo calão. Não para por aí: durante o cumprimento do mandado em sua casa, Jefferson deu tiros de fuzil e lançou granadas contra os policiais federais que foram ao local.
Caravana da alegria
Com o título “Desperte o Papai Noel que há em você”, a Caravana de Natal da Coca-Cola percorre neste sábado (14), a partir das 20 horas, ruas centrais de Dourados, partindo do Shopping Avenida Center, com passagem obrigatória pela Praça Antonio João. O acontecimento faz parte da programação do Dourados Brilha 2024. Além de Dourados, a caravana passará por outros 84 municípios de sete Estados brasileiros.
Emergência climática em Dourados
A Câmara de Vereadores de Dourados sedia desde ontem (13) a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, etapa de Dourados. Articulado pelo vereador Elias Ishy, o evento reúne especialistas, lideranças e a população para debater os desafios ambientais do município. As discussões prosseguem neste sábado (14), tendo como tema central a “Emergência Climática”. A promoção é do Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados), em parceria com o Comdam (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e a Câmara Municipal de Dourados.
Preparando o terno
Está marcada para o próximo dia 1.º de janeiro, na Câmara Municipal, a cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice, eleitos no último mês de outubro. A sessão será presidida pelo vereador mais idoso, no caso, Elias Ishy de Matos (PT), o qual designará um vereador para secretariar os trabalhos. Na sequência, acontecerá a eleição da nova Mesa Diretora, cabendo ao presidente eleito convidar o prefeito eleito Marçal Filho e a vice Gianni Nogueira a proferirem o juramento e tomarem posse.
Canudo na mão
Na próxima quarta-feira (18) acontecerá a diplomação dos vereadores, eleitos e suplentes, da vice-prefeita e do prefeito eleitos, no plenário da Câmara Municipal, cuja solenidade terá início às 19 horas. A cerimônia será comandada pela Justiça Eleitoral.
Ela vai falar
Caberá à vereadora (então, já empossada) Isa Jane (Republicanos) a ter a primeira fala entre seus pares, na sessão de posse dos vereadores, prefeito e vice, que ocorrerá no próximo dia 1.º, na Câmara Municipal. Ela vai representar o legislativo municipal por ter sido a mais votada nas últimas eleições de outubro passado em Dourados.
Potencial inexplorado
“O Parque Rego D’Água tem um enorme potencial para ser um ponto de encontro da comunidade, onde as famílias possam se exercitar, se divertir e cuidar da saúde”, afirmou em recente sessão da Câmara, a vereadora Liandra da Saúde (PSDB). Detalhe: o parque ambiental, que leva o nome do ambientalista Primo Fioravante Vicente, foi inaugurado em junho de 2014, portanto há mais de 10 anos, e foi uma luta vitoriosa do deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS).
Rumos a corrigir
Assembleia Geral Extraordinária da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado) realizada na última terça-feira (10) mobilizou centenas de servidores públicos em Campo Grande. Na avaliação da deputada douradense Gleice Jane (PT), o encontro revelou insatisfação com o modelo de gestão e as taxas aplicadas, além de críticas ao atraso na realização da reunião.
Falando de cátedra
“Eu estava na Assembleia da Cassems não como deputada, mas como uma professora servidora e beneficiária do plano de saúde. Pude usar a fala legitimamente porque também sou membro desse espaço. O que aconteceu foi um recado claro dos servidores e servidoras para a gestão: não estamos contentes com esse modelo”, declarou a deputada Gleice Jane, após a Assembleia Extraordinária da Cassems
Liberação verde
O deputado federal Roldofo Nogueira (PL-MS) comemorou a publicação da resolução 1.017, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que libera a circulação de máquinas agrícolas em rodovias sem a necessidade de Autorização Especial de Trânsito (AET). A medida, diz o parlamentar, é resultado de constantes cobranças que ele e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) fizeram junto ao Ministério dos Transportes desde o ano passado.
Carroça puxando a Ferrari
A recontagem física de votos nas eleições para cargos eletivos federais, estaduais, distritais ou municipais, aprovada por meio do PL 1159/2015, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, é semelhante a alguém que, dispondo de energia elétrica, liga a lâmpada e, ao mesmo tempo, acende a lamparina. O texto, de interesse da bancada bolsonarista, recebeu 31 votos favoráveis e 20 contrários. Se prosperar no Congresso, será um retrocesso com pouca durabilidade.
**************
BASTIDORES DO PODER
Álcool ruim é o que acabou
Ministro de Ernesto Geisel, Mário Henrique Simonsen recebeu um repórter do New York Times, que no final o provocou: “Ministro, desculpe se achar a pergunta indelicada, mas dizem que o senhor sofre restrições de algumas áreas do governo porque é dado ao álcool. Isso é verdade?” Simonsen tirou de letra, com bom humor: “Só quando acaba o uísque.” O austero general Geisel o demitiu assim que soube da resposta. (Coluna do Cláudio Humberto, publicada em 07.12.24)