O secretário de Agricultura Familiar de Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF) da Semadesc, Humberto de Mello Pereira, participou ontem (20), no assentamento Itamarati, em Ponta Porã, de solenidade importante.
O governo federal, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e as cooperativas Cooperterra e Copasem, entregou 37 toneladas de sementes de feijão para SEAF-Semadesc apoiar os agricultores familiares de MS.
Essas sementes são produzidas diretamente no assentamento pela Copasem e Cooperterra cooperativas que operam na região. Isso significa que estamos fortalecendo as organizações da agricultura da agricultura familiar.
Além da entrega das sementes, também foram entregues Contratos de Concessão de Uso (CCUs) para agricultores familiares do Assentamento Itamarati. O CCU garante aos trabalhadores rurais acesso a crédito e financiamento público. Isso é essencial, especialmente quando falamos do Pronaf, que é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
“Com estas 37 toneladas de sementes de feijão, estamos a preparar o terreno para uma safra de sucesso em 2025. É um passo significativo para garantir que as comunidades da agricultura familiar, dos Povos Originários e tradicionais possam continuar a sua luta por um futuro sustentável e produtivo” disse Humberto de Mello.
Participaram do evento: Eduardo Campos, prefeito de Ponta Porã, deputado estadual Zeca do PT, deputado federal Vander Loubet, representantes do MDA, INCRA, Agraer e Superintendência do Patrimônio da União (SPU).