José Henrique Marques –
O secretário executivo de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc, Humberto de Mello Pereira, representou ontem (28), o Governo de Mato Grosso do Sul na Cerimônia de Entrega do Projeto Fazenda Serra Negra, no município de Corguinho.
Trata-se de um projeto importante para a valorização da agricultura familiar, pois marca a retomada do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), após 10 anos de paralização, e visa promover a inclusão social e o desenvolvimento sustentável no meio rural.
“Esse projeto é uma iniciativa fundamental do Governo Federal, do presidente Lula, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o MDA”, assinala Humberto de Mello.
“Após da retomada do programa do PNCF, este o primeiro Crédito Fundiário da região no governo presidente Lula”, diz Humberto de Mello, ressaltando que “35 famílias realizam o sonho da terra própria através do Programa Nacional de Crédito Fundiário, o PNCF”.
Cada família recebeu um total de 123 mil reais, “o que representa uma oportunidade única para muitos que sonham em ter seu próprio pedaço de terra”
Cada família recebeu um total de 123 mil reais, “o que representa uma oportunidade única para muitos que sonham em ter seu próprio pedaço de terra”, disse o secretário. No total, foram adquiridos 213 hectares, o que significa que cada família terá cerca de 6,2 hectares para cultivar e prosperar.
Além de Humberto de Mello, participaram do evento o proprietário da Fazenda Serra Negra, Joaquim José de Souza; a superintendente do MDA/MS, Marina Nunes Viana; o assessor do do MDA, Tiago Borges; o representante do Incra/MS, Sidney Almeida; o prefeito-eleito de Corguinho, Márcio Novaes Pereira; o representante dos vereadores no município, Adalgiso Paraguassu; o assessor do deputado estadual, Zeca do PT, Élio Koch; a assessora da deputada estadual Gleice Jane (PT), Alessandra Zanário; a presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais do Estado de Mato Grosso do Sul (FETTAR), Maria Helena dos Santos Dourado Neves; e o coordenador de Povos Originários e Comunidades Tradicionais da SEAF/Semadesc, Dionedison Cândido.