fbpx

Desde 1968 - Ano 56

29.1 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioDouradosHU-UFGD promove reunião extraordinária com indígenas na Aldeia Bororó em Dourados

HU-UFGD promove reunião extraordinária com indígenas na Aldeia Bororó em Dourados

Encontro reuniu gestores, profissionais de saúde e representantes indígenas para fortalecer o diálogo e alinhar a construção do Seminário de Saúde Indígena, previsto para abril
Com o objetivo de qualificar o atendimento à população indígena e fortalecer o diálogo intercultural, o Comitê de Saúde Indígena (CSIN) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), coordenado pela enfermeira Luciana Comunian, realizou uma reunião extraordinária na Aldeia Bororó, em Dourados (MS). O encontro ocorreu na Oga Mitã’i Potyrory – Casa de Reza Ñandesy Tereza, no dia 19 de março, reunindo profissionais de saúde, representantes da comunidade indígena e gestores do hospital integrante da Rede Ebserh.

A reunião teve como principal finalidade a construção coletiva do Seminário de Saúde Indígena, que será realizado no dia 8 de abril de 2025, no auditório do HU-UFGD/Ebserh. “Este seminário será um espaço formativo aberto à comunidade interna e externa, no qual o cuidado intercultural será abordado a partir da perspectiva e vivência das pessoas indígenas, protagonistas nesse processo de cuidado”, explicou Jacqueline Cristina Dos Santos Fioramonte, enfermeira e coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase em Atenção em Saúde Indígena do HU-UFGD/Ebserh.

A escolha do território indígena para a realização da reunião foi estratégica. “A cada dia se torna mais evidente a necessidade de aproximação do cuidado terciário com o território, pois é no território que as pessoas vivem, constroem sua saúde e compartilham o cuidado no cotidiano, dentro das casas e com suas famílias. Reconhecer esse contexto torna-se fundamental para qualificar as ações de saúde”, destacou Jacqueline.

Participaram do encontro o superintendente, Hermeto Paschoalick, o gerente de Atenção à Saúde, Tiago Amador Correia, a gerente administrativa, Danielly Vieira Capoano, membros do Comitê de Saúde Indígena, coordenação e tutora da Residência em Saúde Indígena, coordenação da residência em Saúde Mental e Atenção psicossocial, residentes psicólogos, nutricionistas e enfermeiros de Saúde Indígena do HU-UFGD/Ebserh, além de preceptores e residentes psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros em Saúde Mental e Atenção Psicossocial do município. Representantes da comunidade indígena, incluindo lideranças religiosas, também estiveram presentes.

Para muitos participantes, como a assistente social da Unidade Multiprofissional do hospital, Wana Cristina Lopes e Silva, que trocou o Pernambuco pelo Mato Grosso do Sul há cinco meses, a experiência foi um momento de aprendizado e troca de saberes. “Embora eu seja assistente social desde 2013 e tenha experiência na saúde há mais de dez anos, antes de ser empregada da Ebserh no HU-UFGD, não havia tido contato com o território indígena. O serviço social é uma profissão que requer a análise das condições de vida dos sujeitos para que se possa intervir. Essa aproximação é fundamental para compreender o modo de vida e pensar formas de intervenção que respeitem a cultura e garantam o acesso a direitos”, relatou a colaboradora. 

Ela enfatizou ainda a importância de compreender a saúde de forma ampla. “A experiência na Casa de Reza foi muito rica por ajudar a compreender que a saúde vai além do biomédico, envolve o pertencimento com o território, o cuidado espiritual e familiar, e como essas práticas também são promotoras de saúde. Outro aspecto interessante é que, através dessa aproximação, é possível desmistificar preconceitos em torno da cultura indígena, fundamentados no racismo”, pontuou.

Ao final do encontro, os participantes receberam a benção da Ñandesy Tereza, uma das lideranças espirituais da comunidade, marcando simbolicamente a intenção de fortalecer o respeito e a integração entre os saberes tradicionais e os serviços de saúde ofertados pelo HU-UFGD/Ebserh.

Sobre a Ebserh
O HU-UFGD faz parte da Rede Ebserh desde setembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS