A cerimônia de certificação para as concluintes da ação ‘IFMS Social – Qualificação em Cabeleireira’ foi realizada no último sábado, 23, no Campus Campo Grande. O curso teve a participação de 35 mulheres, escolhidas com ênfase na situação de vulnerabilidade social, econômica e de gênero, principalmente pretas, trans e travestis e imigrantes.
A qualificação faz parte das iniciativas de extensão do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e foi realizada em parceria com o Itaú Unibanco e apoio da senadora Soraya Thronicke.
O curso iniciou-se no mês de setembro e teve carga horária de 90 horas. As participantes foram divididas em três turmas, nos períodos da manhã, tarde e noite, com aulas de segunda a quarta-feira, no Campus Campo Grande. A capacitação foi ministrada pelo instrutor Marcos Rogério Andrade Ferreira.
Cada participante recebeu auxílio mensal no valor de R$ 200, e as concluintes ganharam ainda um kit para iniciar as atividades profissionais, composto por secador de cabelo, alisador, máquinas para corte e finalização, escovas e tesouras profissionais, pentes e prendedores de cabelo.
Durante a cerimônia, também foram sorteados outros itens como lavatórios, cadeiras e um carrinho.
IFMS Social – Taís Cavassa foi uma das participantes do curso.
“Algumas de nós trabalham na área, mas muitas vezes falta a formação para que possamos dar um passo além. Para uma mulher trans como eu, depois dos 30 anos as coisas se tornam mais difíceis. O fato do curso ser gratuito também nos ajudou muito, uma vez que se tivéssemos que pagar por uma qualificação, seria um recurso que faria falta no dia a dia”, comentou.
Outra participante foi a venezuelana Sandra Marchant, no Brasil há um ano.
“O curso possui o diferencial de fazer com que possamos vislumbrar novos caminhos profissionais. Gostei muito do conteúdo e da possibilidade de trabalhar em equipe, junto com as meninas. Já penso, inclusive, em participar de novas qualificações na área, para me aprofundar mais”.
A ação prevê ainda uma última atividade, prevista para o próximo sábado, 30. As concluintes participarão do ‘Mutirão todos em ação’, realizando cortes de cabelo gratuitos, durante o dia todo, na Arena do Horto Florestal.
Concluintes receberam certificado e kit para início das atividades profissionais – Foto: Cleyton Lutz/Ascom
Apoio – Parte dos recursos destinados para a oferta do curso foi viabilizada via emenda parlamentar, pela senadora Soraya Thronicke, que estava presente na cerimônia de certificação.
“Nosso objetivo desde o início era, além da oferecer a qualificação, promover o acolhimento das participantes. Também nos preocupamos com que elas saíssem do curso com os itens que permitissem o início do exercício profissional. Como isso não seria possível por meio da emenda, devido à legislação que a rege, contamos com o apoio do Itaú para viabilizar os kits”, explicou a parlamentar.
A reitora do IFMS, Elaine Cassiano, destacou o sucesso da iniciativa.
“A ação faz parte de um dos nossos objetivos, que é atender a comunidade. Uma das nossas preocupações é assistir às mulheres em situação de vulnerabilidade, bem como outros públicos como os assentados e os povos indígenas, por exemplo. O resultado da oferta do curso de qualificação foi tão positivo que nossa intenção é estender a iniciativa no ano que vem, contemplando outros campi como Aquidauana, Corumbá e Coxim”.
O desenvolvimento do ‘IFMS Social – Qualificação em Cabeleireira’ ainda teve o apoio da Fraternidade sem Fronteiras, Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT de Campo Grande, Ministério do Trabalho (MPT), Associação Haitiana de Campo Grande, Associação dos Venezuelanos e Coordenadoria de Igualdade Racial de Campo Grande.