Courtney Henning Novak viralizou ao elogiar ‘Memórias póstumas de Brás Cubas’ e passou a consumir vários produtos da cultura brasileira
Por Gabriela Medeiros
A influenciadora norte-americana Courtney Henning Novak, que viralizou esse ano ao eleger “Memórias póstumas de Brás Cubas” como um de seus livros favoritos, divertiu seus seguidores ao mostrar que está aprendendo a falar português com a novela “Avenida Brasil”. Depois que descobriu a obra de Machado de Assis, a estrangeira passou a consumir outros autores e folhetim brasileiros.
- No vídeo em que fala português, Courtney mostra a diferença das palavras que aprendeu no site Duolingo, que ajuda a aprender idiomas, e o que aprendeu com a novela de João Emanuel Carneiro. No primeiro grupo estão as palavras e frases “uma tomada”, “o cotovelo”, “trimestre”, “juiz”, “caminhar”, “amigo”, “pesquisador” e “oi”.
Já com o folhetim, a influenciadora elenca as palavras “babaca”, “inferno”, “poxa”, “bruxa”, “massagem”, “amante” e “bandido”. Além disso, aponta a música de abertura da novela, o famoso “oi, oi, oi” de “Dança Kuduro”.https://www.instagram.com/p/DDiQuz1zuQk/embed/?cr=1&v=12
O sucesso do primeiro vídeo de Courtney elogiando “Memórias póstumas de Brás Cubas” fez com que o livro na versão tradução para o inglês se tornasse o segundo mais vendido na Amazon na categoria ficção latino-americana e caribenha. O romance de Machado de Assis ficou na frente das edições em inglês de “O amor nos tempos de cólera”, de Gabriel García Márquez, e uma coletânea dos melhores contos de Jorge Luis Borges, por exemplo.
A escolha de “Memórias póstumas de Brás Cubas” por Courtney não foi ao acaso. A leitora embarcou num projeto de ler uma obra literária de todos os países do mundo. A lista segue a ordem alfabética, em inglês, das nações. Os títulos são escolhidos a partir de indicação dos seguidores.
Depois da primeira obra de Machado de Assis que leu, a influenciadora já consumiu também mais autores brasileiros, como Clarice Lispector.
(Extra)