Brasil – 29/01/2010
Waldemar Gonçalves – Russo
Dois jovens, um deles adolescente menor de idade, foram presos dez dias depois de terem matado uma pessoa para roubar na região de Várzea Grande, no Mato Grosso. Um terceiro apontado como o autor do tiro continua foragido, informou a polícia.
De acordo com informações policiais, a dupla é acusada de matar o comerciante Tomazine Linalde, de 84 anos.
O comerciante foi morto com um tiro pelas costa, dentro de sua casa, no bairro Cohab Canelas, em Várzea Grande.
Dois dos envolvidos, o menor de 16 anos, e Ítalo Antônio da Silva Monteiro, o “Bibio”, de 21 anos, foram apresentados na tarde de ontem pelo delegado Francisco Kunze Júnior, da DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) de Várzea Grande.
Segundo a polícia, além dupla, ainda está solto um outro menor conhecido por “Pichuca”, que teria supostamente 17 anos. “Pichuca” segundo apurou a polícia junto aos dois que se encontram presos, teria sido o autor do tiro que matou o.
A primeira pista para identificar os envolvidos no crime de latrocínio -morte seguida de roubo- foi à moto Honda/Titan, vermelha, placa NPO-7309, que eles usaram no crime.
O reconhecimento da moto foi feito por vizinhos que presenciaram o crime.
Outro detalhe importante na elucidação do crime foi ligar os acontecimentos a Ítalo Antônio, dono da moto e cunhado de “Bibio”, que seria o piloto da moto. Já “Pichuca” seria o dono do revólver calibre 38 utilizado na ação dos criminosos.
Segundo o delegado, a prioridade para a sua equipe foi elucidar o latrocínio, e a meta agora e prender o último envolvido, pois já existe o mandado de prisão em aberto contra o menor.
No roubo consta que o comerciante, antes de ser abordado pelos criminosos, estava sentado na cadeira de fio no seu comércio, hábito comum de todos os dias, aguardando os clientes que vinham comprar água ou botijão de gás.
Os ladrões levaram dele 130 reais e atingiram o idoso pelas costas. “Foi uma covardia o que fizeram com o meu pai. Um senhor idoso com problemas na perna. Não faz sentido”, desabafou um dos filhos da vítima poucos dias depois da morte.
O assassinato de Tomazine Linalde comoveu os moradores do bairro Cohab Canelas, tanto que no último sábado, eles realizaram uma passeata pedindo à Polícia Militar uma presença mais atuante naquela região da cidade, devido à constante ocorrência de assaltos, furtos e outros ilícitos.
Dos envolvidos presos, o menor foi encaminhado ao complexo Pomeri enquanto Ítalo Antônio foi encaminhado para à Penitenciaria Central do Estado, antigo Pascoal Ramos.
Fonte: Folha de Dourados