fbpx

Desde 1968 - Ano 56

32.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioDouradosLaudir diz que apoiará a gestão de Marçal Filho e que não...

Laudir diz que apoiará a gestão de Marçal Filho e que não existe rusga com Renato Câmara

Juliel Batista –

O experiente parlamentar Laudir Antônio Munaretto (MDB), 59 anos, concedeu entrevista exclusiva a Folha de Dourados, onde pontuou sobre o seu terceiro mandato como vereador, a experiência de 4 anos à frente da presidência da Câmara Municipal, além das expectativas para Dourados, em 2025.

Com 1.943 votos conquistados na última eleição, Laudir carimbou o seu nome como uma das principais lideranças não apenas do seu partido, o MDB, mas também da política douradense.

Duas vezes eleito para a presidência do legislativo municipal, o vereador tem confiança de que o trabalho foi bem executado. “A população aprovou nosso trabalho como vereador e à frente da gestão do Legislativo durante esses 04 anos”, disse Laudir.

Para Laudir, todos esses anos na vida pública é a palavra firmada junto ao povo, e que independente da situação, os compromissos firmados devem ser mantidos.

“Acho que uma das nossas marcas é o compromisso que assumimos com o cidadão a cada situação que nos deparamos, independente da complexidade do problema. Sou daquelas pessoas em que a palavra tem um valor imensurável”

Ao ser questionado sobre uma possível disputa para a mesa diretora no próximo ano, o atual presidente, disse que pelas decisões do STF (Supremo Tribunal Federal), ele fica impedido no próximo biênio (2025/2026).

“Como fomos reconduzidos ao cargo de presidente da Câmara em 2023, fico impedido de disputar ao cargo de presidente nesta nova formação da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026”

Laudir ainda comentou sobre o futuro da cidade, e elencou que mesmo que não tenha apoiado diretamente o prefeito eleito, Marçal Filho (PSDB), as vozes das ruas apontaram para um outro rumo, em que ele acreditava estar na figura de Alan Guedes (PP), em que ele apoiou na campanha. Porém, ele ressalta que agora estará junto ao prefeito eleito, para a construção de um futuro melhor para Dourados.

“Como um bom democrata, estarei junto ao prefeito eleito Marçal Filho para trabalhar pelos interesses da cidade que amo”

Confira a entrevista na íntegra:

Folha de Dourados – O senhor está concluindo o terceiro mandato de vereador em Dourados. Nas eleições passadas foi reeleito, agora na presidência da Câmara Municipal. É um atestado de boa gestão à frente do legislativo municipal e de que cumpriu os compromissos com o povo?

Laudir Munaretto – Acredito que sim. O respaldo recebido das urnas demonstra que a população aprovou nosso trabalho como vereador e à frente da gestão do Legislativo durante esses 04 anos.

Folha de Dourados – Durante todos esses anos na política, qual é o legado que está construindo na vida pública?

Laudir Munaretto – Sempre pautei minha atuação pelo compromisso com as pessoas. Desde o início da minha trajetória política, busco trabalhar de forma íntegra, coerente e responsável, buscando atender todas as demandas e pessoas que nos procuram em busca de soluções para as mais variadas situações. Acho que uma das nossas marcas é o compromisso que assumimos com o cidadão a cada situação que nos deparamos, independente da complexidade do problema. Sou daquelas pessoas em que a palavra tem um valor imensurável. Quando assumo que vou lutar por determinada situação, não meço esforços e nem me dou por vencido até que a questão tenha uma resolução. Acredito que isso acaba criando uma relação de confiança com as pessoas, respaldando nosso trabalho, atuação e credibilidade para tocar nosso mandato.

“Quando assumo que vou lutar por determinada situação, não meço esforços e nem me dou por vencido até que a questão tenha uma resolução”

Folha de Dourados – O senhor exerce a presidência do Legislativo Municipal em duas gestões consecutivas, 2021/2022 e 2023/2024. Regimentalmente, há impedimento legal para a tentativa de uma terceira presidência consecutiva?

Laudir Munaretto – Sim, nossa assessoria jurídica fez diversas consultas sobre o tema e chegou ao entendimento de que há uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que permite apenas uma recondução sucessiva ao mesmo cargo na Mesa Diretora, independentemente de ser uma nova legislatura a partir de 2025. Como fomos reconduzidos ao cargo de presidente da Câmara em 2023, fico impedido de disputar ao cargo de presidente nesta nova formação da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026.

“Como fomos reconduzidos ao cargo de presidente da Câmara em 2023, fico impedido de disputar ao cargo de presidente nesta nova formação da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026”

Folha de Dourados – A propósito, como estão as tratativas da composição da futura Mesa Diretora? O senhor vislumbra um consenso para a presidência?

Laudir Munaretto – O pensamento sempre foi de buscar um consenso dentro do Legislativo, mesmo com todas as divergências políticas dentro da Casa. Penso que todos os vereadores que estão colocando seus nomes para comandar a Casa terão a maturidade necessária para dialogar e convergir para a formação de uma chapa de consenso.

“O pensamento sempre foi de buscar um consenso dentro do Legislativo, mesmo com todas as divergências políticas dentro da Casa”

Folha de Dourados – Qual estrutura, quanto a orçamento (ativos e passivos), número de funcionários efetivos e cargos comissionados que a próxima Mesa Diretora administrará?

Laudir Munaretto – Hoje, a estrutura administrativa da Câmara Municipal de Dourados conta com 62 servidores 62 servidores e 35 comissionados. Já os 21 vereadores têm o direito de nomear até 07 assessores parlamentares em seus gabinetes. O orçamento da Câmara de Dourados para 2025 será de R$ 50.461.934,09.

“O orçamento da Câmara de Dourados para 2025 será de R$ 50.461.934,09”

Folha de Dourados – Na última eleição municipal, o seu partido, o MDB, marchou coligado com o prefeito eleito, Marçal Filho, do PSDB. Ficou constrangido por ter apoiado, desde o início, a administração do prefeito Alan Guedes (PP), que não conseguiu a reeleição?

Laudir Munaretto – Não, sou uma pessoa de compromissos e naquele momento acreditava que o projeto do atual prefeito Alan Guedes era o melhor caminho para Dourados. Mas, as vozes das ruas mostraram uma situação diferente. Como um bom democrata, estarei junto ao prefeito eleito Marçal Filho para trabalhar pelos interesses da cidade que amo. Questões eleitorais foram superadas e ficaram no passado. Estaremos juntos para resolver os problemas e apontar soluções que elevem o desenvolvimento econômico e social de Dourados.

“Questões eleitorais foram superadas e ficaram no passado. Estaremos juntos para resolver os problemas e apontar soluções que elevem o desenvolvimento econômico e social de Dourados”

Folha de Dourados – Nesse sentido, o senhor será da base aliada de Marçal ou fará oposição?

Laudir Munaretto – Sou partidário e neste momento, depois de encerradas às eleições, acredito que o prefeito eleito Marçal Filho merece um voto de confiança por parte do Poder Legislativo. Por isso, estaremos compondo a base aliada na Câmara.

Folha de Dourados – Durante as articulações das eleições passadas, o senhor e o deputado estadual e presidente municipal do MDB, Renato Câmara, divergiram quanto ao melhor projeto para o partido.  As rugas foram serenadas?

Laudir Munaretto – Divergências são normais e salutares dentro da política. Dentro de um partido, é normal que surjam linhas diferentes de pensamento. No entanto, o importante é que diálogo e o respeito sempre existam. O deputado tem todo o meu respeito e tenho certeza que o MDB está comprometido com a população de Dourados.

“O deputado tem todo o meu respeito e tenho certeza que o MDB está comprometido com a população de Dourados”

Folha de Dourados – Qual a previsão do término de conclusão das obras de reforma da sede Câmara?

Laudir Munaretto – Por contrato, as obras terão que ser executadas no prazo de um ano, ou seja, concluídas até o final de 2025.

Folha de Dourados – O senhor pretende ser candidato a deputado estadual ou federal nas eleições de 2026?

Laudir Munaretto – O futuro a Deus pertence. Ainda não tenho convicção sobre os próximos passos da minha trajetória política.

Folha de Dourados – Suas considerações finais…

Laudir Munaretto – Manifestar nossa gratidão a todos os colaboradores, que nos ajudaram a fazer um mandato produtivo, conectado às aspirações populares. Encerramos essa legislatura com a certeza do dever cumprido, deixamos um legado de muito trabalho em favor da cidade. Foram quatro anos de muito trabalho, um momento ímpar de muitas conquistas. Acredito que o conjunto dos vereadores conseguiu promover avanços importantes para a comunidade, em todos os aspectos, fruto do contato diário e permanente com a população. Além das sessões semanais, realizamos audiências públicas, seminários e várias outras atividades, as quais, contribuíram para estreitar a relação da Câmara com a comunidade.

ENQUETE

MAIS LIDAS