fbpx

Desde 1968 - Ano 56

22.4 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioDouradosLia e MP, robótica, Gleice e PT, Tania e Alan, site de...

Lia e MP, robótica, Gleice e PT, Tania e Alan, site de Maracaju e boi na linha

Tá dito: “leitura do mundo precede a leitura da palavra” (Paulo Freire)

José Henrique Marques –    

Convite – O Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Elias Verruck, o Secretário Executivo de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais Humberto de Mello Pereira e o Diretor-Presidente da Agraer Washington Willeman de Souza, convidam para: Conferência Regional da Agricultura Familiar em Dourados. Data: 21 de junho de 2023 – das 08 às 17 horas. Local: Embrapa Agropecuária Oeste – BR 163, quilômetro 253.

Convite 2 – Os deputados Zeca do PT (estadual) e Vander Loubet (federal) são esperados no evento. Ambos trabalham na construção de ampla rede de apoio ao setor a partir de Brasília, passando por Campo Grande e chegando em todo o interior de Mato Grosso do Sul.

Onipotente – O prefeito Alan Guedes (PP) não gostou da campanha publicitária da Fetems em apoio ao Simted de Dourados veiculada na TV Morena. “Custa caro” reclamou. Mas, com certeza não chega perto aos milhares de reais do contribuinte douradense que ele já despejou no tal site de Maracaju ao longo de seu mandato.

Apoio – Cuidando da saúde e focada em seu primeiro mandato, a deputada estadual petista Gleice Jane não pretende disputar a Prefeitura de Dourados, em 2024. Tem como projeto trabalhar pelo surgimento de novas lideranças do partido que, realmente, precisa de renovação. Ela vê com bons olhos a pré-candidatura do professor Tiago Botelho e crê que o PT possa eleger bancada com 3, quem sabe 4 membros na Câmara de Vereadores.

Reação – Nota de quarta-feira da assessoria de Soraya Thronicke (União Brasil) revela que a senadora “está internada no hospital DF Star, em Brasília, para realizar exames e fazer o acompanhamento do quadro alérgico grave que manifestou há algumas semanas. A parlamentar segue fazendo um check’up devido ao tratamento e adequação dos medicamentos para a alergia”. Ela está bem.

Leniência – Reverberou pela cidade o desabafo da deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) sobre a tolerância do Ministério Público de Dourados em relação ao prefeito Alan Guedes. Afinal, será que está certo gastar R$ 8,7 milhões em kits de robótica e deixá-los encaixotados, até agora, por 1 ano e meio? E a caixa preta da Funsaud? E a pinguela da rua Bahia? O povo quer saber.

Leniência 2 – Leia aqui e assista a live de Lia Nogueira

Pra inglês ver – Estava ficando insustentável. Bastou o escândalo de desvio de dinheiro público voltar à tona com reportagens na Folha de S.Paulo e na TV Globo, para que aparecessem (ainda que timidamente) os robôs da Megalic, em uma e outra escola municipal de Dourados.

Pra inglês ver 2 – Contudo, pela fala da secretária de Educação, Ana Paula Benitez, no plenarinho da Câmara de Vereadores, a grande maioria dos 50 kits completará 2 anos encaixotados em depósito da Prefeitura, porque ainda não há salas disponíveis. Então, para que compraram esse material a toque de caixa, sem pesquisa de mercado e, supostamente, superfaturado?

Repeteco – Revoltada com o tratamento recebido por parte do prefeito e de seus prepostos, e também pelas cobranças que ouve nas ruas quanto ao caos instalado em Dourados, a vereadora Tânia Cristina (PP) anda descendo a madeira em Alan Guedes na tribuna, nas redes sociais e na imprensa sem cabresto.

Repeteco 2 – Nem mesmo os vereadores da base do prefeito vêm sendo poupados.

Repeteco 3 – Tânia Cristina precisa tomar cuidado para não ser alvo da fúria governista, como foi a agora deputada estadual Lia Nogueira que, diga-se de passagem, safou-se de armações de toda a ordem e agora aguarda uma movimentação do MPE para dar o xeque-mate em seus detratores.     

Boi na linha – As peças estão sendo mexidas no tabuleiro da sucessão de Alan Guedes, tanto à direita, ao centro e à esquerda. Mas existem três personagens (aparentemente são cartas fora do baralho do “sistema”) que não podem ser subestimados: Marçal Filho (PP), Renato Câmara (MDB) e Murilo Zauith (União). O primeiro tem voto, o segundo tem mandato e o terceiro tem estrutura. Juntos ficam muito fortes.

ENQUETE

MAIS LIDAS