fbpx

Desde 1968 - Ano 56

15 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioBrasilMarise Andreatta ganha Prêmio Carlos Drummond

Marise Andreatta ganha Prêmio Carlos Drummond

17/06/2014 07h13

Marise Andreatta receberá Prêmio Carlos Drummond de Andrade

Por: Folha de Dourados

Depois de ter dois poemas incluídos no livro de Antologia Poética “Poesias Sem Fronteiras” organizado pelo escritor Marcelo de Oliveira Souza e editado pelo Grupo Editorial Celeiro de Escritores, a advogada e escritora radicada em Dourados, Marise Andreatta, colhe mais um fruto de seu livro “Túnica da Alma”: ela será agraciada com o X Prêmio Troféu Carlos Drummond de Andrade. A premiação acontecerá no dia 23 de agosto em Itabira, Minas Gerais, terra de Drummond.

A escritora recebeu a indicação ao prêmio pelo trabalho de pesquisa de campo que visa demonstrar a violência cotidiana nos relacionamentos humanos em defesa dos direitos de pessoas vitimadas pela violência doméstica e familiar.
A pesquisa de Marise Andreatta, que envolveu diálogos com vítimas de violência, e a experiência agregada de 14 anos de advocacia, na área de família, produziu, até agora, duas obras: “Quando os pássaros gritam” (2013), e “Túnica da alma (2014)”. Os livros relatam situações verídicas das vítimas traduzidas em ensaio e poesia, numa percepção do contexto observado da experiência vivenciada nos diálogos produzidos.

A escritora afirma que “receber o prêmio troféu Carlos Drummond de Andrade em Minas Gerais é uma honra, o reconhecimento pelo trabalho ousado de denunciar a violência nos relacionamentos”. A proposta dos livros é promover a reflexão sobre a violência cotidiana e o resgate da dignidade humana, e essa proposta tem alcançado êxito.

Para a escritora “trazer esse prêmio para Dourados, cidade que me acolheu de forma digna é uma satisfação imensa, uma alegria indescritível compartilhar com meus leitores, familiares e amigos essa conquista”.

“Não tinha ideia da repercussão que teria o trabalho no mundo literário/social”, diz Marise que nasceu no Rio Grande do Sul, e é também teóloga e especialista em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

Troféu Carlos Drummond de Andrade

O X Prêmio Troféu Carlos Drummond de Andrade é concedido durante a festa Destaques organizada há 49 anos pelo jornalista Eustáquio Lúcio Félix, consagrado em Minas Gerais por sua atuação sócio/cultural. A premiação é concedida aos que se destacaram em diversos setores profissionais e sociais no Brasil e exterior.

“Só se destaca quem abre caminhos e escolhe direções, quem resgata sonho por sonho com a paciência dos humildes, quem acredita, quem realiza! Porque, mais difícil que caminhar, é escolher o rumo; mais difícil que sonhar é permanecer no sonho e mais difícil que acreditar é realizar. Só quem alcança com determinação o sucesso e suporta o peso da permanência, pode servir de exemplo e levar outros homens ao exercício da cidadania plena, à prática dos ideais democráticos, à intimidade com valores de justiça e de dignidade, afirma Eustáquio Félix.

“Evidenciando o trabalho, convivência, afeto e cultura são elos fortes que constituem a alma brasileira em sua conotação mais profunda. Destacar-se neste contexto é fato que evidencia o espírito participativo, a força da personalidade, o desejo de construir e de vencer. Por isso, temos a nossa história. Uma história escrita por homens e mulheres. Gente que constrói o dia-a-dia, a vida presente. Gente que trabalha, que define metas, que realiza com a força do braço e do pensamento. Homens e mulheres que dão à vida sentido, forma e emoção. Homens e mulheres que não precisam de intérpretes, que sabem traduzir com maestria a difícil tarefa de viver e construir em verso, em luz, e suor, a alma lírica que o tempo tantas vezes sufoca. Homens e mulheres de destaque são patrimônios valiosos que restauram e fazem fluir o pensamento das almas iluminadas, companheiros de incursões no país das musas. Homens e mulheres que o tempo guarda para sempre e que a história registra em verso e prosa”.

Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira em 31/10/1902. Poeta, cronista, contista, escreveu inúmeras obras de grande valor literário. Faleceu em 17/08/1987 como um dos maiores escritores brasileiros.

Marise Andreatta

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS