Juca Vinhedo –
“Apenas quando está escuro o suficiente, podemos ver as estrelas.” (Kamala Haris, candidata derrotada a presidente dos Estados Unidos, sobre o processo eleitoral naquele país).
Para a próxima gestão
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB) apresentou uma indicação que poderá ser adotada na próxima gestão municipal: estender o atendimento de dentistas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que funcionam até às 22h. Ela justifica dizendo que o objetivo é ampliar o acesso da população a serviços odontológicos, especialmente para trabalhadores que enfrentam dificuldades em comparecer às consultas durante o horário comercial.
Pode ser ela
Por falar em Liandra da Saúde (PSDB), ela está sendo lembrada para presidir a Câmara Municipal de Dourados. Ocorre que na bancada tucana, ela conta com a concorrência dos colegas Marcio Pudim e Rogério Yuri. Fator que pode fazer a balança pender para o lado de Liandra, é que ela tem feito interlocuções com o prefeito eleito Marçal Filho (PSDB), inclusive participando de reuniões para discutir os passos da futura gestão municipal.
Capítulo adiado
Ao contrário do que muitos esperavam, tão logo não devem ser retomadas as obras de duplicação da BR-163, em diversos trechos da via em Mato Grosso do Sul. Acontece que o ministro-relator do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, apresentou na tarde de ontem (06/11) um parecer contrário à renovação da concessão da BR-163 por meio de um consenso entre a CCR MSVia e a União. Durante votação no TCU, o ministro Augusto Nardes pediu vistas por uma semana. Com isso, a decisão ficou para a semana que vem (13 de novembro)
Fazendo aniversário
A proposta de uma solução consensual entre a MSVia (que pediu a suspensão do contrato, alegando prejuízos) e a União, foi considerada irregular, porque segundo o relator, fere dispositivos legais. A matéria vinha sendo analisada pelo TCU desde 27 novembro do ano passado, e foi apresentada pela concessionária MSVia e pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Promete briga
Será na próxima quarta-feira, 13 de novembro, a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o próximo biênio. Pelo que tudo indica, o atual presidente Gerson Claro será reconduzido ao cargo e a principal disputa será pela primeira secretaria, ocupada atualmente pelo deputado Paulo Correa (PSDB), que não pretende ceder espaço para o deputado Coronel David (PL). Este, anuncia aos quatro cantos que quer ocupar a vaga.
O que está em jogo
O deputado Paulo Corrêa (PSDB) não pretende abrir mão de controlar um orçamento previsto de R$ 520 milhões no próximo ano, que é o seu papel na primeira secretaria da Assembleia Legislativa. Porém, na busca de apoio para “convencer” o tucano a lhe ceder o lugar, o deputado Coronel Davi (PL) se reuniu com o governador Eduardo Riedel (PSDB). Na saída, o bolsonarista disse que a conversa “foi muito boa”, mas o governador declarou que não vai interferir no assunto interno do Legislativo.
Maioria fica
Tudo indica que apenas o cargo da primeira secretaria da Assembleia Legislativa de MS deverá ter disputa. Os demais devem permanecer na composição atual, sendo eles: Gerson Claro (PP), presidente; Renato Câmara (MDB), 1º vice-presidente; Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente; e Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente; Pedro Kemp (PT), 2ª secretário.; Lucas de Lima (PDT), 3º secretário.
Filho pródigo?
São fortes rumores na imprensa da capital de que o deputado federal Geraldo Resende (PSDB) pode reassumir a titularidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES), pasta que comandou de 2019 a 2022. Segundo tais especulações, o governador Eduardo Riedel (PSDB), deve mexer no alto escalão de seu secretariado e fazer mudanças na Saúde, Segurança, Casa Civil e na Assistência Social. Publicamente, no entanto, nem o governador e nem o deputado Geraldo Resende confirmam essas informações.
Regulamentando as emendas
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei complementar nº 175/2024, que regulamenta as emendas parlamentares ao Orçamento. De Mato Grosso do Sul, foram favoráveis os deputados Vander Loubet (PT), Camila Jara (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB) e Luiz Ovando (PP). Votaram contra: Marcos Pollon (PL) e Rodolfo Nogueira (PL). Não participaram da votação os deputados Geraldo Resende (PSDB) e Beto Pereira (PSDB), por estarem em missão oficial na Itália.
Liderança na competitividade
Mato Grosso do Sul é o estado com maior taxa de investimento do Brasil, segundo dados do Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios, divulgados pela CLP (Centro de Liderança Pública) em 2024. Mato Grosso do Sul lidera com 100 pontos, seguido por Espírito Santo (98.93), Mato Grosso (95.36), Pará (94.75) e Bahia (88.92). O governador Eduardo Riedel festeja: “Isso é o resultado de uma política de equilíbrio financeiro, com responsabilidade fiscal”, avalia.
BASTIDORES DO PODER
O desabafo de Getúlio
A poucos dias de “deixar a vida para entrar na História”, Getúlio Vargas desabafou com o seu ministro da Viação, José Américo de Almeida: “Impossível governar este País. Os homens de verdadeiro espírito público vão escasseando cada vez mais…”. Zé Américo indagou: “E o que o senhor acha dos homens de seu governo?” Getúlio não hesitou: “A metade não é capaz de nada, e a outra metade é capaz de tudo…” (Jornalista Cláudio Humberto, na Coluna “Poder sem Pudor”).