Em celebração ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano realiza uma programação especial no dia 30 de abril, às 18h, com a apresentação do espetáculo “Migrantes”, da Cia de Dança do Pantanal, no Moinho Cultural, em Corumbá. O espetáculo integra a segunda edição do projeto Cia de Dança do Pantanal em Casa, tem classificação livre e entrada gratuita.
A apresentação acontece no dia 30 de abril, às 18h, como parte da segunda edição do projeto Cia de Dança do Pantanal em Casa. O espetáculo tem classificação livre e é aberto ao público.
Com direção artística de Márcia Rolon, coreografia de Wellington Júlio e figurino de Luiz Gugliatto, “Migrantes” convida o público a refletir sobre as experiências de quem precisa deixar sua terra em busca de novos começos. A obra aborda temas como deslocamento, pertencimento e o impacto dos gestos de acolhimento — essenciais para reconstruir histórias em tempos de incerteza.
“Migrantes é sobre movimento, recomeço, coragem e sobrevivência. É um tema profundo e atual, e trazê-lo para a linguagem da dança é também um gesto de escuta e de resistência”, explica Márcia Rolon, diretora artística do espetáculo e do Instituto Moinho Cultural.
Antes da apresentação principal, o público será recepcionado por uma coreografia da Cia Juvenil de Dança do Moinho, formada por adolescentes atendidos pelo Instituto no contraturno escolar. “É sempre emocionante ver nossos jovens ocupando o palco com confiança e criatividade. Nesta edição, eles abrem o evento e mostram a força do nosso trabalho formativo”, explica Aline Espírito Santo, coordenadora da Cia de Dança do Moinho Cultural.
Além de celebrar a dança como linguagem universal, o evento reforça o convite para que o público conheça e apoie o trabalho do Instituto Moinho Cultural, que transforma a vida de crianças e jovens na fronteira entre Brasil e Bolívia. A entrada é gratuita, e durante o evento o Instituto estará recebendo doações espontâneas para apoiar suas ações socioculturais.
Sobre o Moinho Cultural
Fundado há 21 anos, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano é uma organização da sociedade civil que atua nos territórios fronteiriços do Brasil para a transformação positiva da realidade local, dando voz e vez às crianças, adolescentes e jovens, por meio de acesso a bens culturais, conhecimento tecnológico, noções de empreendedorismo e cidadania plena. Desde o início das atividades, mais de 25 mil crianças e adolescentes já foram atendidos pela instituição.
O Moinho Cultural tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, além do patrocínio da BTG Pactual, LHG Mining, Suzano, Too Seguros e RealH. O projeto tem parceria com Criança Esperança, J.Macêdo, Fecomércio – Sesc, Sicredi, Sebrae e Sesi, apoio cultural Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e Governo do Mato Grosso do Sul, parceria institucional da Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeitura de Puerto Quijarro, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica.
Serviço
Evento: Cia de Dança em Casa – Espetáculo “Migrantes”
Data: 30 de abril (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: Instituto Moinho Cultural – Corumbá (MS)
Entrada gratuita | Doações serão bem-vindas