Na madrugada de quarta-feira (27) durante patrulhamento ostensivo na MS-166, no distrito de Cabeceira do Apa, uma abordagem do Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRu) resultou na apreensão de dois caminhões boiadeiros transportando 73 equídeos em condições irregulares e de maus-tratos. A ação ocorreu após denúncias recebidas e resultou na aplicação de multas que somam R$ 73 mil, além da apreensão de veículos e animais.
Os veículos, abordados pela guarnição do BPMRu, estavam sem a devida documentação exigida, como a GTA (Guia de Transporte de Animal) e outros documentos fiscais ou sanitários. O primeiro caminhão transportava 45 equídeos com origem em Colonita, Paraguai, e destino a Pedro Juan Caballero-PY. O segundo, levava 28 equídeos de Campo Grande-MS para Ponta Porã-MS. Ambos os motoristas admitiram a ausência da documentação necessária.
A guarnição identificou sinais evidentes de maus-tratos nos animais, incluindo lesões e condições inadequadas de transporte, como falta de espaço, água e alimentação. Os fiscais agropecuários do IAGRO, acionados para a ocorrência, confirmaram a situação e informaram que um laudo detalhado será emitido. Os motoristas, veículos e animais foram escoltados até a Delegacia.
Posteriormente, os policiais militares ambientais foram acionados para lavrar as autuações referentes às infrações ambientais, com aplicação de multas e encaminhamento dos casos para análise administrativa e judicial. Os animais foram resgatados e encaminhados a um refúgio para animais em Dois Irmãos do Buriti para atenção e cuidados necessários. BPMRu, Iagro e 2° BPMA reforçam seu compromisso com a proteção dos direitos dos animais e a aplicação rigorosa da legislação ambiental.