Juca Vinhedo –
Festival da democracia
Está aberta a temporada de convenções partidárias que vão definir os candidatos a prefeito, vice e vereadores para as eleições municipais deste ano. O Tribunal Superior Eleitoral definiu, por meio de Resolução, o prazo entre 20 de julho e 05 de agosto para essa providência, mas a maioria dos partidos e federações em Dourados preferiu deixar para o próximo final de semana ou para a data final.
Uma bela convenção
Quem deverá ser confirmada como candidata a prefeita de Dourados em convenção a ser realizada pelo PDT no próximo dia 5 é a empresária Bela Barros, ex-vereadora por quatro mandatos, deputada estadual e que já foi candidata a prefeita em 2004 e a vice-prefeita em 2008. Hoje inserida no ramo alimentício com restaurantes em Dourados e Campo Grande, se considera preparada para fazer uma bela administração na segunda maior cidade do Estado.
Sem medo de ser feliz
O professor Beto Teles foi o primeiro a definir, oficialmente, candidatura a prefeito de Dourados, pela Federação formada pelos partidos PSOL e Rede Sustentabilidade, em convenção realizada na modalidade “online”, no último dia 20 (sábado). Além dele, foi oficializada, como candidata a vice, Maristela Chaves. A convenção, no entanto, poderá ser judicializada, porque psolistas douradenses manifestam apoio à candidatura do PT.
Fé no Brasil
A Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL), que congrega o Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PC do B) e Partido Verde (PV) oficializou seus candidatos em convenção realizada noite de terça-feira (23). O professor Tiago Botelho (PT) foi confirmado como candidato a prefeito e o também professor (aposentado), ex-prefeito Laerte Tetila, também do PT, é o candidato a vice.
É preciso continuar
Na próxima quinta-feira (dia 1.º) será a vez do Partido Progressista, do prefeito Alan Guedes, realizar a convenção, que deverá consagrar a candidatura dele à reeleição. Será no Clube Nipo-Brasileiro, a partir das 18h30, e deverá contar com a presença da senadora Tereza Cristina (PP-MS), principal fiadora de seu pupilo junto ao bolsonarismo.
O melhor está chegando
O prefeito Alan Guedes está com discurso afiadíssimo para se contrapor aos adversários na próxima campanha, principalmente àqueles que o acusam de inércia. Vai dizer que pegou “um rombo”; que colocou a casa em ordem e que saneou as finanças do Município, pagando salários e fornecedores em dia, além de ter dinheiro em caixa para aplicar as contrapartidas em obras realizadas com recursos estaduais e federais. “Não podemos nem cogitar a possibilidade de retroceder”, dispara.
Diga-me com quem vais andar
Se por um lado os nomes daqueles que serão (ou, pelo menos, querem ser) candidatos a prefeito de Dourados são conhecidos da população, as candidaturas a vice somente deverão ser definidas nos últimos dias do prazo final das convenções. O PSDB, por exemplo, não definiu ainda qual partido irá indicar o candidato a vice de Marçal Filho, muito embora o aliado mais fiel dos tucanos, no Estado, seja o MDB. Pelos lados do PP, esse também ainda é um assunto “tabu”, pelo menos publicamente.
Noiva verde-amarelo
A executiva do PL (Partido Liberal) marcou para sexta-feira (02/08) a realização da convenção para definir a participação da sigla nas eleições deste ano. Será na ACED (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), com início às 18h22. O ato servirá para esclarecer, de uma vez por todas, as dúvidas com relação ao nome da advogada Gianni Nogueira, esposa do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), como candidata a prefeita de Dourados. Ou, como querem os concorrentes, a vice de uma outra chapa. Pelo sim, pelo não, Gianni é a noiva muito mais cobiçada da classe política local, atualmente.
Re-vira-e-volta
A verdade é que o anúncio da pré-candidatura de Gianni Nogueira a prefeita mexeu, e muito, com o tabuleiro eleitoral em Dourados. Embora não seja conhecida do grande público, se realmente for candidata poderá trazer a Dourados nomes de expressão da política nacional, como a ex-primeira dama Michele Bolsonaro, para apoiá-la, com participação em igrejas (Michele é evangélica) ou mesmo em caminhadas pelas ruas da cidade.
Nacionalização da campanha
Uma polarização entre lulistas e bolsonaristas é o sonho de consumo de alguns estrategistas de campanhas eleitorais em Dourados. De um lado, o professor Tiago Botelho (PT) poderá trazer, se não o próprio presidente Lula, petistas de proa da política nacional; de outro, os bolsonaristas vão vender a ideia de que a proximidade com o ex-presidente poderá ajudar na solução dos grandes problemas da cidade.
Mais convenções
Neste final de semana, três partidos vão realizar convenções para a definição de candidaturas. O NOVO, que fará o evento na Câmara de Vereadores a partir das 14 horas, deverá confirmar o nome do bioquímico Racib Harb como candidato a prefeito. O PCO (Partido da Causa Operária) marcou convenção para sábado, às 8 horas, na Aldeia Jaguapiru. Já para o último dia do mês, 31, será a vez do PSB (Partido Socialista Brasileiro) às 19 horas, na Câmara de Vereadores.
Fechando o ciclo
Confira o calendário de convenções dos demais partidos, em Dourados. Agremiações que marcaram para o próximo dia 1.º – Republicanos (Câmara de Vereadores, 18 h); Progressistas (Clube Nipônico, 19 h); e Podemos (Av. Hayel Bon Faker, 3897, 18 h). Na próxima sexta-feira (2/8), quem realiza convenção é o PL, a partir das 18h22, na ACED – Associação Comercial e Empresarial de Dourados.
Fechando o ciclo II
No sábado, dia 3, além do PSDB (ACED, 9 h) será a vez do PSD (local não anunciado, às 9 h); Avante (R. Hiran P. de Matos 13356, 16 h; e MDB (CDL, horário indefinido). No dia 4 de agosto, será a vez do DC (Câmara de Vereadores, 8 h), enquanto o PDT deverá realizar sua convenção no dia 5, às 19h30, na antiga padaria PIC. Quem ainda não divulgou a data da convenção é o PRD – Partido da Renovação Democrática, cujo pré-candidato a prefeito é o ex-vereador Júnior Teixeira.
Festa democrática
O pré-candidato a prefeito pelo DC (Democracia Cristã) Archimedes Lemes Soares (o “Ferrinho), demonstra bastante entusiasmo quando fala da convenção de seu partido, marcada para o próximo dia 4, na Câmara Municipal. “Nossa intenção é de lançar candidatura própria a prefeito e uma chapa completa de candidatos à Câmara de Vereadores”, afirma o ex-vereador.
Durma-se com um barulho desses
Quem estava numa situação bastante embaraçosa e resolveu o assunto essa semana foi o vereador Mauricio Lemes (PSB), que até então era vice-líder do prefeito Alan Guedes na Câmara Municipal. Ele protocolou ofício deixando cargo após considerar a dificuldade em ser candidato à reeleição fazendo a defesa da administração Alan Guedes, enquanto o PSB vai apoiar o principal adversário do atual prefeito, em coligação com o PSDB de Marçal Filho. E ainda mais: “Ferrinho”, o pai do vereador, deverá ser candidato a prefeito pelo DC, tendo como principal alvo justamente o prefeito Alan Guedes.