Brasil – 16/09/2011
Nove estádios mantêm prazo de entrega para dezembro de 2012
Dos 12 estádios da Copa do Mundo de 2014, nove mantêm prazo de entrega para dezembro de 2012, segundo levantamento do Bom Dia Brasil: com obras atrasadas, Natal e São Paulo já estão fora da Copa das Confederações, enquanto Manaus promete concluir tudo até junho de 2013, véspera do torneio no Brasil.- O ano de 2013 será o da vidraça, porque nós não teremos tudo pronto. A mídia internacional, com seu olhar critico, virá para cá e começará a dar notícias do Brasil – alertou José Roberto Bernascioni, diretor do Sinaenco.O Comitê Organizador (COL) acompanha cada passo que o Brasil dá em direção à Copa de 2014, desde o orçamento até infraestrutura montada para a festa do futebol mundial. Em uma sala, 21 pessoas trabalham no acompanhamento das obras dos estádios. Quatro monitores recebem imagens em tempo real de 24 câmeras, o que facilita o monitoramento. São imagens, fotografias e muitas plantas. O que não pode fazer parte do programa é o atraso nas obras.Dos estádios com o cronograma em dia, dois pertencem a clubes: o Beira-Rio, do Internacional, e a Arena da Baixada, do Atlético-PR. Em Porto Alegre, terraplanagem e fundações já foram feitas, mas o Colorado ainda negocia parceria para as reformas e as obras estão paradas.Como já atende a várias exigências da Fifa, o campo de Curitiba é o que prevê menor valor de investimento para a reforma, mas o início da ampliação da arquibancada foi adiado várias vezes e agora está marcado para outubro.O antigo estádio de Salvador (Fonte Nova) foi totalmente implodido e a primeira etapa está concluída. No Mineirão, as demolições acabaram. Em Brasília houve alguns problemas, como a tentativa fracassada de implosão da arquibancada que acabou tendo que ser demolida manualmente. Pela estimativa do governo do Distrito Federal, 35% das obras estão concluídas.
A Arena Pantanal já teve alguns atrasos, mas chega a setembro com um avanço de quase um terço da obra. Em Fortaleza, a estrutura original do Castelão foi demolida para reforma e, de acordo com o governo do estado, falta completar 60% da obra.
Em Recife, a terraplanagem foi concluída e as fundações para a nova arena estão adiantadas. A obra do Maracanã era uma das mais adiantadas, mas duas greves de operários podem por em risco o cronograma que, por enquanto, está mantido para dezembro de 2012: 25% das obras estão concluídas.- Nós estamos trabalhando para receber com prazo antecipado, para que a gente possa também colocar as estruturas temporárias, que é responsabilidade de cada sede também. Depois fazer os testes, fazer um jogo teste, e aí realizar o evento da melhor forma possivel, que nós sabemos realizar – disse Ricardo Trade, diretor executivo de operações da Fifa.
Fonte: G1