fbpx

Desde 1968 - Ano 56

29.2 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioDouradosO podcast 'Ensina aí' do HU/UFGD lançou um episódio especial em comemoração...

O podcast ‘Ensina aí’ do HU/UFGD lançou um episódio especial em comemoração aos 34 anos do SUS

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), da Rede Ebserh, promoveu nesta semana um episódio especial do podcast “Ensina aí”, da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), em celebração aos 34 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento teve como objetivo discutir os desafios e conquistas do SUS ao longo de sua trajetória. O programa contou com a participação do superintendente do HU-UFGD, Dr. Hermeto Paschoalick, e do enfermeiro Genivaldo Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

O aniversário do SUS, comemorado oficialmente nesta quinta-feira, 19 de setembro, é responsável por garantir o acesso universal e gratuito à saúde para milhões de brasileiros. A conversa no podcast destacou o papel vital do sistema, os avanços conquistados e os desafios que ainda se impõem.

Apresentado na ocasião pelo jornalista Ronie Cruz, o podcast ressaltou a magnitude do SUS no cenário mundial por ser o maior sistema público de saúde do mundo, uma vez que atende mais de 190 milhões de pessoas todos os anos, sempre de forma integral e gratuita para toda a população brasileira. No decorrer do programa, os convidados trouxeram suas visões sobre como esse sistema impacta a vida dos cidadãos e quais são as principais necessidades para seu fortalecimento.

Assista:

O superintendente do HU-UFGD, o médico intensivista Dr. Hermeto Paschoalick, ressaltou o papel essencial dos hospitais universitários no funcionamento e na consolidação do SUS. 

“O nosso papel, nós somos sim, nos colocamos numa posição de responsáveis pelo funcionamento do SUS, de forma adequada, pela formação das pessoas que trabalham no SUS, pela formação de quem está na graduação, na pós -graduação, pela formação de quem já está trabalhando no SUS”, explicou.

Além disso, o superintendente ressaltou a importância da união entre os Ministérios da Saúde e da Educação para o sucesso do sistema. “Nós entendemos que o nosso Hospital Universitário da UFGD da Rede Ebserh tem sim um papel importante no funcionamento adequado com qualidade, com segurança, com equidade, com amplo acesso, com controle social, com controle interno, com regulação, com regionalização”, enfatizou.

Dr. Hermeto também aproveitou para enfatizar a gratuidade do SUS, uma vez que essa questão já esclarecida ainda é frequentemente motivo de dúvida entre a população – situação provocada especialmente pela desinformação usada por criminosos para aplicar golpes. 

Já o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Dourados (MS), o enfermeiro Genivaldo Silva, abordou a importância da participação da comunidade na construção e manutenção do SUS. “Trinta e quatro anos da Lei Orgânica do SUS, hoje vigente, porém [até a sua criação] ainda não havia a participação efetiva da comunidade. Por isso a Lei 8.142/1990 também, que veio regulamentar a participação da comunidade, através da garantia de duas formas, que são as conferências municipais, estaduais e nacionais de saúde e os controles sociais, Conselho Municipal, Estadual e Nacional de Saúde” explicou.

Ele reforçou que o envolvimento da população é essencial para a implementação das políticas públicas de saúde de maneira mais eficiente. “E são esses instrumentos que estão disponíveis para a participação da comunidade para as efetivas implementações das políticas públicas de saúde”, ressaltou.

ENQUETE

MAIS LIDAS