José Henrique Marques –
No início da noite de ontem (31), o jornalista Marcos Santos, do site Malagueta MS, noticiou em sua coluna que as obras de ampliação do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, de Dourados, precisarão ser refeitas, reconstruídas do zero, por falhas técnicas cometidas por companhias de engenharia do Exército Brasileiro na execução do projeto.
A denúncia é gravíssima por envolver mais de R$ 40 milhões de recursos públicos e atrasar ainda mais o desenvolvimento de Dourados, que precisa de seu aeroporto, fechado há seis anos por conta das obras de aumento da extensão e largura da pista, aumento do pátio de aeronaves e reconstrução do terminal de passageiros, além da base do Corpo de Bombeiro.
Marcos Santos apurou que “engenheiros do Centro de Instrução de Engenharia de Construção (CIEC) e do 2º Batalhão Ferroviário do Exército em Araguari (MG), que iniciaram as obras de construção da nova pista, não se preocuparam em realizar um estudo geológico do solo” e que como a região é formada por solo alagadiço, “com água brotando do nada, a nova pista está tomada por ondulações, capazes de transformar uma aeronave em movimento numa verdadeira montaria em cavalo de rodeio”.
“Mais grave: diversos pontos da pista apresentam infiltrações e afundamentos, já que os engenheiros verde oliva não fizeram a compactação com o rigor que o solo exigia, ou seja, com camadas e mais camadas de pedras, britas e pedriscos”, escreveu o jornalista.
Leia a seguir, tópicos sobre a denúncia publicada na Coluna Malagueta:
Engenharia bisonha do Exército empaca obras do Aeroporto
Em 23 de agosto de 2017 a então prefeita Délia Godoy Razuk recebeu em seu gabinete o então comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho, que foi todo faceiro anunciar que o Exército Brasileiro seria o responsável pela execução das obras de ampliação do Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira. Até o mais cético dos douradenses afirmou: Agora vai!!! Passados seis anos, o projeto que custaria R$ 40 milhões com aumento da extensão e largura da pista, aumento do pátio de aeronaves e reconstrução do terminal de passageiros, além da base do Corpo de Bombeiros, virou o grande mico dos milicos e deve se transformar num escândalo verde oliva de proporções gigantescas. O Exército Brasileiro prometeu entregar a obras 24 meses após o início, ou seja, no máximo até novembro 2019, mas a incompetência da engenharia miliar não permitiu o cumprimento do prazo e, tampouco, que os milicos tocassem os trabalhos através das suas Companhias de Engenharia, sendo obrigados a terceirar os trabalhos para uma empreiteira terceirizada, ou seja, o civil fazia a obra e o fardado pagava com dinheiro do contribuinte. Agora surgiu uma bomba: deu tudo errado e a pista não suportou o primeiro teste! Terão que começar do zero!
Aeroporto Militar
Os engenheiros do Centro de Instrução de Engenharia de Construção (CIEC) e do 2º Batalhão Ferroviário do Exército em Araguari (MG), que iniciaram as obras de construção da nova pista, não se preocuparam em realizar um estudo geológico do solo e simplesmente iniciaram a construção como se estivessem em terreno firme, resistente à força G nas ações de aterrissagem e decolagem de aviões de grande porte. Deu ruim!
Aeroporto da Caserna
Finalizaram a pista e fizeram um teste para confirmar o que já estava na cara que iria acontecer: como a região é formada por solo alagadiço, com água brotando do nada, a nova pista está tomada por ondulações, capazes de transformar uma aeronave em movimento numa verdadeira montaria em cavalo de rodeio. Mais grave: diversos pontos da pista apresentam infiltrações e afundamentos, já que os engenheiros verde oliva não fizeram a compactação com o rigor que o solo exigia, ou seja, com camadas e mais camadas de pedras, britas e pedriscos.
Engenheiro Alertou
A Malagueta conversou com engenheiro que esteve envolvido com o projeto até pouco tempo e ouviu dele que a pista terá que ser reconstruída do zero, ou seja, a novela que já se arrasta por mais de 20 anos e que teria seu fim quando o Exército Brasileiro assumiu às obras, na verdade servirá apenas como atestado de incompetência para a milicaiada de alta patente. É isso que dá querer assumir algo para o qual não se está preparado. Essa gente deveria saber que aqueles que não têm competência, não se estabelecem.
Cronologia do Aeroporto
A informação que a inauguração não poderá ser feita porque a pista está tomada por ondulações e infiltrações, com água brotando em alguns pontos, surge poucas semanas após a libertação de mais dinheiro para as obras. Em 20 de junho de 2023, foram anunciados recursos da ordem de R$ 12.997.801,65 para a continuidade da obra de reforma e ampliação da pista do Aeroporto Regional de Dourados. O dinheiro foi repassado para o Exército Brasileiro e seria aplicado na conclusão da primeira etapa das obras da pista de pouso do aeroporto, revitalização da pista de táxi e do pátio de aeronaves, além de sinalização horizontal e vertical, regularização de faixas de pista e áreas de segurança e drenagem.
Orçamento Estourado
Detalhe pequeno: o projeto inicial anunciado em 2017 estava orçado em R$ 40 milhões e agora já se fala em R$ 72 milhões, dinheiro que sairá do Fundo Nacional de Aviação Civil. Outro detalhe: integrantes do Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, fizeram algumas vistorias nas obras e em nenhum momento constataram as graves irregularidades na pista, mais precisamente as ondulações que impedem qualquer operação de pouso ou decolagem.
Previsão de Inauguração
Em 17 de junho de 2022 o então ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e o então governador Reinaldo Azambuja foram vistoriar as obras do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira e anunciaram a conclusão para o início de 2023, quando o aeroporto seria inaugurado. Na época o então ministro explicou que a obra tocada pelo Exército Brasileiro teve orçamento inicial de R$ 40 milhões, depois saltou para R$ 49 milhões e chegou a R$ 75 milhões em razão do reequilíbrio no contrato. Vai vendo!
Inauguração Barrada
Em 7 de março de 2023, o governador Eduardo Riedel (PSDB) confirmou a informação publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 27 de fevereiro, que o prazo para conclusão do Aeroporto Fantasma havia sido prorrogado para o dia 7 de agosto desse ano, ou seja, daqui uma semana. Com a informação repassada à coluna, fica a pergunta: vão inaugurar o Aeroporto Municipal de Dourados no dia 7 de agosto? Outra questão: vão confirmar os problemas denunciados pela Malagueta? Mais uma: vão processar o autor da coluna por ter tornado público aquilo que queriam manter escondido? Quem viver, verá!