Humberto de Mello Pereira – servidor público de carreira da Agraer e atualmente ocupando o cargo de secretário-executivo de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – recebeu na terça-feira (13), o Título de Cidadão Corumbaense.
Nas redes sociais, Humberto de Mello se manifestou assim:
Hoje (13) tive a honra de receber o Título de Cidadão Corumbaense, um momento marcante em minha trajetória. Este reconhecimento pelos serviços prestados ao município de Corumbá renova ainda mais meu compromisso com esta cidade tão especial.
Minha gratidão ao meus amigos vereadores Roberto Façanha, Manoel Rezende pela indicação. Receber este título não é apenas uma honra pessoal, mas também um compromisso renovado com a cidade de Corumbá. Esta cidade me acolheu de braços abertos e, por isso, sinto que faço parte da sua história. Estou determinado a continuar contribuindo para o crescimento e desenvolvimento desta terra que tanto amo.
Obrigado, Corumbá, por me acolher como parte de sua história. Seguimos juntos por mais conquistas! 🙏
https://www.facebook.com/share/v/19gDzcSq4y/
Humberto de Mello Pereira
Historiador e tecnólogo é servidor público de carreira da Agencia Estadual da Agricultura Familiar desde 1987. Foi Diretor presidente da AGRAER no período de 2003 a 2006, superintende do Instituto de Colonização Agrária – INCRA – período de 2015 a 2016
É especialista em assuntos agrários desde o planejamento, articulação e execução de programas e projetos na esfera Federal, Estadual e Municipal. Atuou em diversas ações juntos aos atores sociais das populações indígenas, comunidades tradicionais (quilombolas e pescadores) e produtores da agricultura familiar.
Possui uma extensa lista de trabalhos prestados na implementação e valorização da Agricultura Familiar do Estado, sendo um dos coordenadores da seleção e instalação do maior assentamento rural do Estado e do país, o Assentamento Itamarati localizado no município de Ponta Porã.
Presidiu e participou como membro de diversos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável.
Foi supervisor geral pela Secretária da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário do programa Polo de Produção do Biodiesel e o programa ATER Mais Gestão que promoveu a capacitação em cooperativismo na Agricultura Familiar no país.
Em parceria com os técnicos e especialistas de diversas instituições coordenou o estudo para a transição do antigo Instituto de Terras do Mato Grosso do Sul a nova concepção que agregou as competências da antiga EMPAER – Empresa de Assistência Rural, criando o IDATERRA.