Uma menina de 13 anos, chamada Pan Aye Chon, ficou presa nos escombros de um mosqueiro que desabou em Mandalay, Mianmar, após o terremoto de magnitude 7,7 que atingiu o país. Pessoas a desenterraram com as mãos durante essa terça-feira, 1º.
As informações são da Radio Free Asia (RFA). A escavação por equipes de resgate para retirar a menina do local durou cerca de três horas. Segundo o portal, quando os tremores começaram, a menina correu para fora do mosteiro e depois tentou voltar para resgatar amigos.
Ao voltar para dentro do mosteiro, parte da estrutura caiu e a prendeu. De acordo com relatos de familiares, a menina segue com o coração partido por ter perdido amigos na tragédia.
O terremoto aconteceu na última sexta-feira, 28. Até o momento, os registros apontam que cerca de 3 mil pessoas morreram por conta da tragédia. Os dados são da junta militar que tomou o comando de Mianmar em 2021 por meio de golpe. As buscas por sobreviventes continuam.
Conforme relatou a RFA, outro resgate parecido foi o de uma mulher de 75 anos e suas duas netas adolescentes, de 13 e 16 anos. Elas ficaram presas dentro de um prédio, em escombros, também em Mandalay – cidade próxima ao epicentro do terremoto.
Uma das adolescentes registrou em vídeo o momento em que elas pediam por socorro, “pressionadas” por escombros. Em parte do vídeo, a avó das meninas aparece com o rosto ensanguentado.
“Estamos presas aqui”, gritavam, tentando também fazer sinais com a lanterna de celulares. E foram ouvidas, tendo sido as três resgatadas com vida.
(Com informações Terra.com)