fbpx

Desde 1968 - Ano 56

22.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioCulturaPioneiros preparam mais uma tradicional seresta para o aniversário de Dourados

Pioneiros preparam mais uma tradicional seresta para o aniversário de Dourados

O Centro Cívico dos Pioneiros de Dourados (CCPD) realiza nesta quinta-feira (19), a tradicional seresta que homenageia o município de Dourados em seu aniversário de criação. Neste ano de 2024 a cidade, que teve sua emancipação-político administrativa assinada em 20 de dezembro de 1935, chega aos seus 89 anos.

A seresta, composta por diversos músicos locais, tradicionalmente passa por vários estabelecimentos, incluindo lanchonetes e restaurantes, levando a todos os presentes a boa música sertaneja, nacional antiga, a polca e o chamamé, que fazem parte da cultura douradense e lembra o início da colonização, com os tradicionais bailes familiares.  

Com uma programação já definida, a seresta começa a partir das 18h e segue pela cidade, madrugada a dentro. No ano passado os seresteiros visitaram mais de 20 locais, incluindo o Shopping Avenida Center, passagem tradicional. Mais de dez músicos, diretores e colaboradores do CCPD fizeram parte do grupo.

Demandas

O presidente do Centro Cívico, Rozemar Mattos, lembra que a seresta é apenas uma das atividades do CCPD. Existem outras demandas, como um prédio definitivo para o Museu Municipal. Negociações foram iniciadas com o atual prefeito e devem prosseguir com o novo administrador do município.

Rozemar destaca ainda como grande importância da entidade, o banco de dados com informações, documentos de fundadores do município e, até mesmo depoimentos gravados em vídeos, de pessoas que de uma forma ou de outra, fizeram parte da história da criação da cidade.

Com uma diretoria renovada, eleita e empossada no ano passado, o CCPD tem discutido também com seus integrantes, opções de atividades, culturais e de lazer, que possam promover a integração e a confraternização entre pioneiros e seus respectivos familiares e amigos.

Para Rozemar, é dever do Centro Cívico a preservação dessas memórias, mantendo sempre viva a história de seu povo. “Esse é o meio mais prático de ensinar a atual e as futuras gerações, sobre a história e as tradições do município. Nos propusemos a isso e esse é o nosso objetivo”, finalizou o presidente.

Fonte e Foto: Assessoria CCPD

ENQUETE

MAIS LIDAS