Infelizmente, muita da água do nosso planeta não é própria para consumo, sendo salgada, salobra ou estando contaminada pelo mais diverso tipo de substâncias naturais e químicas
18/06/2019 11h09 – Por: Folha de Dourados
Clique aqui e curta nossa página no Facebook
A água é, como sabemos, um dos elementos mais importantes para o ser humano, sendo que o seu próprio corpo e 70% por este constituído.
Infelizmente, muita da água do nosso planeta não é própria para consumo, sendo salgada, salobra ou estando contaminada pelo mais diverso tipo de substâncias naturais e químicas.
A escassez de água é um problema bem real e que começa a ser encarado de forma bastante preocupada mesmo por alguns dos países do primeiro mundo.
Com todas as inovações tecnológicas, o aumento da poluição e a redução da água potável, a própria ciência tem vindo a voltar-se para o mundo natural, procurando aliados que promovam a purificação e filtragem das águas.
Seja para o tratamento de águas para consumo ou apenas para rega, a verdade é que as plantas podem oferecer propriedades de purificação fabulosas, podendo mesmo vir a ser a resposta que o ser humano procura para resolver os problemas relativos à escassez dos recursos hídricos.
Hoje, fomos conhecer 5 plantas que purificam a água. Venha saber quais são.
Acácia Branca
A acácia branca, uma planta de origem oriental e também conhecida como moringa, é uma das plantas que pode ser usada na purificação das águas.
A seiva extraída da trituração desta planta tem uma ação purificadora de tal forma intensa que chega a tornar água contaminada em água própria para consumo.
A acácia branca promove este processo de purificação através de um processo muito semelhante à decantação, atraindo para si os sedimentos e impurezas presentes na água.
Aguapé
A aguapé é uma planta aquática. As longas raízes desta planta são, usualmente, povoadas por bactérias que agem sobre os detritos tóxicos da água, quebrando-os e tornando-os passíveis de ser assimilados pela planta.
Ao assimilar estas toxinas, a aguapé permite, assim, a purificação das águas.
Elódea
A elódea é também uma planta que prevalece em meios aquáticos e que conta com uma grande resistência.
A sua presença nas águas promove a sua filtragem e purificação, evitando que a mesma ganhe um tom turvo e acinzentado.
Além disso, por absorver o dióxido de carbono, esta planta ajuda a oxigenar a água, sendo uma excelente planta para ter em habitats aquáticos.
Alface de água
A alface de água também promove, de forma natural, a filtragem e a purificação das águas onde cresce.
Esta planta aquática tem a capacidade de fazer esta purificação devido aos elementos que a compõem, onde consta uma vasta lista de nutrientes de origem orgânica.
Lentilha d’ água
A lentilha d’ água é a última planta da nossa lista, mas não a menos importante. Esta trata-se de uma planta aquática muito estudada e cuja pesquisa reforça a capacidade para o tratamento de águas e esgotos.
Pela sua aparência e tamanho, muitas vezes a planta é confundida com algas ou lodo. No entanto, a sua brotação é muito positiva para os ambientes aquáticos onde prolifera, contribuindo para a melhoria da qualidade da água através de processos naturais de filtragem e purificação
