O comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), Tenente-Coronel QOPM Samuel, reuniu-se com Avanilson Karajá, diretor do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Fundiários do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Marlise Rosa e demais representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. A reunião também contou com a presença de Valdelice Veron, representante dos Guarani-Kaiowá na Aty Guasu, a grande assembleia dos povos indígenas.
O principal motivo do encontro foi esclarecer sobre a atuação da Polícia Militar no atendimento prestado em apoio à Polícia Civil e à Perícia Técnica no caso do triplo homicídio ocorrido nas proximidades da Aldeia Bororo na última segunda-feira (31/03). Além disso, foram discutidas ações de prevenção e atendimentos emergenciais voltados às comunidades indígenas na área de atuação do 3º BPM.
O Tenente-Coronel Samuel reafirmou o compromisso da Polícia Militar no atendimento emergencial às comunidades indígenas por meio do Policiamento Comunitário Indígena, integrado ao Conselho Comunitário de Segurança Pública Indígena. A iniciativa busca fortalecer o diálogo, promover a segurança e garantir uma presença estatal qualificada e sensível às demandas das populações indígenas.