fbpx

Desde 1968 - Ano 56

24.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioBrasilPor tramitação mais célere, PT aceita relator do Centrão para isenção do...

Por tramitação mais célere, PT aceita relator do Centrão para isenção do IR

Muitas decisões políticas em Brasília aguardam a volta do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), da viagem feita  com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão e ao Vietnã. Uma das mais importantes diz respeito à tramitação na Câmara do projeto de lei que isenta do pagamento de Imposto de Renda as pessoas que ganham mais do que R$ 5 mil. No PT, os deputados não pretendem reclamar se o escolhido pelo paraibano para relatar a proposta seja um nome do Centrão.

A proposta é vista como a iniciativa legislativa com maior potencial para dar uma marca ao governo. O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), disse que o interesse maior do partido é que a tramitação ocorra em uma comissão especial, em vez de ter que tramitar pelas comissões de mérito e pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). No formato que propõe, o líder acredita que a discussão ganhará mais corpo, concentrando em um só colegiado, e com mais celeridade.

A decisão sobre instalar uma comissão especial depende de uma decisão de Motta. De acordo com o Regimento Interno da Câmara, essas comissões já são instaladas para análise de proposta de emenda à Constituição (PECs) e para projeto de código. Além disso, elas também são utilizadas para matérias que precisam passar por mais de quatro comissões, incluindo a CCJ, que analisa a admissibilidade de cada projeto. Dessa forma, elas concentram tanto as decisões sobre a adequação constitucional, quanto referentes ao mérito.

Na próxima semana, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, vai se reunir com Motta para tratar do assunto e definir o relator. O PT já havia apresentado o nome do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), mas cogita aceitar outras sugestões já ventiladas, como os deputados Agnaldo Ribeiro (PP-PB) (foto), Tabata Amaral (PSB-SP), e Pedro Paulo (PSD-RJ). “Está tudo em suspenso. A ministra Gleisi ainda está esperando Motta chegar para ainda discutir o perfil do relator. Não tem nada definido”, disse o líder.

(Istoé)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS