Cidade – 10/07/2008
Localizada no coração de Dourados, a Praça Antônio João abriga muito mais que a Igreja Matriz e a feira de artesanato. O ponto inicial para a expansão da cidade deu-se a partir dessa região central. Os primeiros a chegar se estabeleceram ao longo da Avenida Marcelino Pires, com o objetivo de ganhar a vida. Cenário de muitas histórias, muitos encontros e desencontros a praça propicia a convivência e promove recreação para seus usuários.
De acordo com a historiadora e acadêmica do curso de Turismo da UEMS, Maiara Laís Pinto, as praças sempre tiveram um papel destaque para a vida cotidiana das pessoas e está presente no Brasil desde o início da colonização quando as cidades cresciam em volta da praça, com sua igreja, prefeitura e edifícios. A preservação deste referencial histórico é vital para entendermos a evolução de tempo e as características de seu povo, lembrou Maiara.
Início
A Praça Antônio João, na primeira década de sua existência era um campinho de futebol, onde ocorriam campeonatos e encontros entre muitos fazendeiros, agricultores e lavoureiros que vinham até o centro para conversa e trocas comerciais, ficando conhecido com encontro de charretes. As primeiras casas e centros comerciais foram construídos ao redor da Praça Antônio João, porém com o crescimento da cidade, as casas saíram da região central, formando assim o centro comercial.
Em 1926 foi inaugurada a matriz da Igreja Católica Nossa Senhora Imaculada Conceição. Em 1950 que a área em frente à Igreja recebeu o nome de Praça Antônio João. A partir desse momento, a praça ganhou gramado, calçada central, postes de luz, parque infantil, chafariz, além do plantio de dezenas de árvores.
Monumentos
Com o passar dos anos os monumentos passaram a fazer parte do cenário do local, como o Busto do Colono Anônimo, uma homenagem ao herói que escreveu ao som surdo do machado a epopéia do desbravamento das matas virgens da região, abrindo lareiras e plantando a semente do desenvolvimento de Dourados. Também fazem parte deste cenário a estátua do tenente Antônio João Ribeiro, a fonte luminosa e o monumento a Bíblia. Para Maiara, a história da humanidade está representada pelo patrimônio cultural de seu povo. A preservação da praça é vital para que se entenda a evolução do tempo e as características do seu povo. Antigamente as praças eram mais frequentadas pela população, porém apesar deste abandono, percebe-se que muitos movimentos sociais, manifestações, feiras, atividade das igrejas, da prefeitura ainda ocorrem no local, por se tratar de um ponto de referência da cidade, explicou a historiadora.
Reforma
A prefeitura de Dourados está executando a primeira etapa de revitalização da Praça Antonio João, que inclui troca do calçamento em frente à igreja Catedral já concluída e também de todo o entorno da praça. A segunda etapa irá contemplar a parte central da praça, com remoção total do calçamento e troca por cerâmica, construção de uma fonte com jatos de água, reforma completa nos banheiros e na praça de exposições, remoção dos desníveis e paisagismo. Serão feitas ainda rampas e corrimãos para acessibilidade de pessoas com deficiência, reforma do Coreto e espelho dágua.
Segundo o secretário de Habitação e Serviços Urbanos, Jorge Hamilton Torraca, o projeto foi feito levando em conta o que há de mais moderno. O projeto vai ficar à altura da importância que a Praça tem na história de Dourados, explicou Torraca. (Bárbara Palomanes)
Fonte: Folha de Dourados