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Procon de Dourados notifica Bradesco sobre atendimento discriminatório a clientes

José Henrique Marques –

A Gerência Regional Sul do Bradesco de Mato Grosso do Sul foi notificada pelo Procon de Dourados para que se manifeste sobre a denúncia do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, de que estaria havendo práticas discriminatórias a clientes e usuários do banco, quanto ao direito de atendimento presencial nos caixas físicos das agências bancárias.

O diretor administrativo do Procon, Antônio Marcos Marques, disse à Folha de Dourados que o Bradesco tem 20 dias para a defesa e depois desse prazo as agências podem ser fiscalizadas a qualquer momento.

Confirmada a denúncia, cada agência infratora poderá ser multada a partir de 200 Uferms (algo em torno de R$ 9,440,00). A multa poderá ser agravada caso usuários prejudicados também procurarem o Procon.

De acordo com o Sindicato, o “Bradesco está obrigando os empregados a ‘empurrar’ os clientes para os correspondentes bancários e plataformas digitais”.

Procon de Dourados notifica Bradesco sobre atendimento discriminatório a clientes
João Grandão e Carlos Longo (respectivamente, diretor jurídico e presidente do Sindicato) protocolando a denúncia junto ao representante do Procon, Lenilson Almeida da Silva

“Não é de hoje que o sindicato tem recebido diversas reclamações de clientes e usuários do Bradesco que são praticamente impedidos de adentrarem as agências do banco para terem atendimento presencial na boca do caixa”, afirma o presidente do Sindicato, Carlos Longo.

Longo ressalta que “além da discriminação, já que dependendo do cliente o acesso é livre, a prática tem gerado também pressão em cima dos funcionários, visto que estes são deslocados para as portas das agências para fazer o que o banco chama de triagem, o que na prática é o cerceamento do consumidor de exercer o seu direito garantido por lei”.

O Sindicato reitera que as pessoas têm o direito de serem atendidas presencialmente, através da contratação de mais funcionários. No entanto, os bancos privados estão fazendo o oposto, extinguindo ou transformando as agências em unidades de negócios sem caixas humanos, demitindo em massa e negando à população o direito ao atendimento nos caixas convencionais. Foi o que fez o Bradesco em Dourados, onde fechou uma agência e transformou outra em unidade de negócios, restando apenas duas para atender a demanda que era de quatro.

Enquanto demite trabalhadores e tolhem direitos do cidadão, conforme denúncia do Sindicatos dos Bancários, o Bradesco teve Lucro Líquido Contábil de R$ 7,009 bilhões no 1º trimestre de 2022. Isso representa uma alta de 13,9% em relação ao mesmo período de 2021.

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