O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou que será pré-candidato à Presidência da República em 2026. Reconhecido pelos conteúdos viralizados nas redes sociais, o político pretende converter a popularidade local em resultados federais.
Assim como o resto da comunicação feita pelo prefeito, a notícia foi divulgada por meio de um vídeo publicado na internet. Apesar da postagem ter sido feito no dia 1º de abril, ele confirmou não se tratar de uma brincadeira.
Na chamado do vídeo, Rodrigo diz que “não será mais prefeito” – se referindo ao abandono do cargo em nome da pré-candidatura presidencial.
Rodrigo Manga já havia recebido propostas do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), sigla de Pablo Marçal, para disputar a chefia do país. Porém, após negociações com lideranças, a candidatura foi vinculada ao Republicanos.
Segundo Rodrigo, com Tarcísio de Freitas (Republicanos) no governo de São Paulo, a única possibilidade de desistir da presidência é caso Jair Bolsonaro (PL) – atualmente condenado e inelegível – volte a concorrer.
Quem é Rodrigo Manga, o ‘prefeito tiktoker’
Nascido no dia 31 de janeiro de 1980, Rodrigo Maganhato, mais conhecido como Rodrigo Manga, é prefeito de Sorocaba (SP) desde 2020 – quando foi eleito com 153.228 votos.
É natural de Sorocaba e graduado em Marketing pela Faculdade Uirapuru. Juntou-se ao partido Republicanos para concorrer à prefeitura da cidade, mas antes disso já havia conquistado bons números como vereador: em 2012, em sua primeira disputa política, foi o sexto candidato mais votado – algo que superou na eleição seguinte, tornando-se o vereador com a maior votação da história de Sorocaba.
Possui larga experiência na área do varejo automotivo, ofício que executava antes de lançar-se na vida pública. Segundo o site do próprio Rodrigo, ele teria se envolvido com drogas em certo momento da vida, mas encontrou resgate na religião evangélica. Nesse cenário, converteu-se missionário.
A popularidade do prefeito cresceu significativamente devido sua presença massiva nas redes sociais. Com quase três milhões de seguidores no Instagram e também no TikTok, Manga veicula uma série de vídeos divulgando os suposto feitos da Prefeitura de Sorocaba.
Com uma abordagem cômica e linguagem que se aproxima dos jovens, os conteúdos virais determinaram a imagem nacional transmitida pelo prefeito.
Porém, grande parte das postagens veicula informações inverídicas ou sensacionalistas – como o anúncio da construção de um parque que, na verdade, será realizado em outra cidade. Em várias ocasiões, ele promete e divulga ações que não têm relação com Sorocaba.
Em um dos vídeos, por exemplo, Manga chega a dizer que irá transformar “água do mar em água potável”, se referindo à dessanilização proposta pela Sabesp. O prefeito afirma que uma das empresas seria de Sorocaba quando, na realidade, a companhia tem sede em Santo André (SP).
(Istoé)