fbpx

Desde 1968 - Ano 56

31.2 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioPolíticaDebate da ACED - impugnação, tal filho, tal pai, Tiago e Lula,...

Debate da ACED – impugnação, tal filho, tal pai, Tiago e Lula, Racib, o genuíno e Naviraí

Juca Vinhedo

Conheço e confio

O ex-deputado estadual e candidato a vereador Valdenir Machado (Republicanos) marcou para este sábado, um ato de adesivagem de veículos, do período da manhã até as 14 horas. O endereço é: Rua Oliveira Marques, 1779 – Jardim Tropical. “Conheço e confio” é o slogan do candidato que, a bem da verdade, por sua experiência política, tem amigos espalhados por todos os bairros da cidade, com grande força no Distrito do Panambi.

Tradição desfavorável

A prefeita Rhaíza Matos (PSDB), de Naviraí, corre o sério risco de manter uma “tradição” no município: a de não conseguir se reeleger após o primeiro mandato, da mesma forma como ocorreu com os últimos dois prefeitos da cidade. Pesquisa realizada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência mostra a gestora em segundo lugar, porém tecnicamente empatada com o vereador Rodrigo Sacuno (PL), que está na primeira posição.

Eleitor dividido

Na pesquisa estimulada, realizada pelo Instituto Ranking em Naviraí, o vereador Rodrigo Sacuno (PL) aparece com 36,4% e a prefeita Rhaiza Matos está com 35,2%. Jurandir da SOS está com 1,2% e o candidato José Roberto obteve 0,4% das intenções de voto. No quesito rejeição, Rhaiza é a mais citada, com 32%, seguida por Jurandir da SOS, com 12,8%, José Roberto, com 10,4%, e Rodrigo Sacuno, com 6%.

Até tu, IA?

Uma pesquisa divulgada pela Revista “Veja”, desenvolvida com inteligência artificial (ChatGPT), considerou quatro nomes como os melhores presidentes da história do Brasil. Segundo a ferramenta, Juscelino Kubitscheck, que governou o país entre 1956 e 1961, é o ex-presidente mais bem avaliado do Brasil, seguido por Getúlio Vargas, que foi presidente em duas ocasiões, de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Em terceiro lugar apareceu o atual presidente Lula; em quarto, foi citado Fernando Henrique Cardoso, presidente por dois mandatos consecutivos (de 1995 a 1998 e de 1999 a 2002). A pesquisa foi divulgada no ano passado.

O Filho e o PAI

“Meu sonho é que Dourados seja uma referência em Mato Grosso do Sul, no cuidado com a saúde infantil”. A afirmação é do radialista Marçal Filho, candidato a prefeito pelo PSDB. Ele faz referência ao PAI (Pronto Atendimento Infantil), projeto que viabilizou para Dourados quando exerceu mandato de deputado federal. A proposta agora faz parte de seu plano de governo. “Queremos um local para cuidar exclusivamente das crianças principalmente aquelas consideradas PCD’S (pessoa com deficiência), ou que tenham síndrome do espectro autista. A estrutura deverá contar com especialidades como psiquiatria infantil, neuropediatra e outras”, pontua

De orelha a orelha

Quem está com um sorriso contagiante é o candidato a prefeito pelo PT, professor Tiago Botelho. É que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está fazendo gravações de apoio para os candidatos do PT ou partidos aliados de todo o país, nas eleições deste ano. Para tanto, reservou um espaço em sua agenda nesta quinta-feira (29) pela manhã. Posteriormente, o material será enviado para as campanhas municipais.

Para sair bonito na foto

Segundo a coordenação nacional do Partido dos Trabalhadores, todos os municípios com mais de 100 mil eleitores deverão ser cuidados pelo grupo de trabalho criado com a finalidade de alavancar os candidatos do partido ou aliados. O candidato Tiago Botelho, inclusive, já esteve em Brasília tirando fotos e construindo agendas com vários ministros do governo Lula.

Vem novidade por aí

O farmacêutico Racib Harb, candidato a prefeito pelo NOVO, avalia que sua candidatura possa ser favorecida pelo que chamou de “efeito Pablo Marçal” (candidato a prefeito de São Paulo). Segundo ele, os conservadores da ala mais direitista não aceitam a coligação que foi imposta pelo ex-presidente Bolsonaro em Mato Grosso do Sul, obrigando o PL, em muitas localidades, a se coligar com o MDB, PSDB, ou com ala centrista da política brasileira. “A verdadeira direita hoje é representada pelo NOVO”, dispara Racib.

Crise de identidade

Racib Harb avalia que os eleitores estão enxergando que a candidatura genuinamente de direita e única em Dourados é representada pelo NOVO. Segundo ele, o PL do Valdemar da Costa Neto (presidente nacional do partido), está se “trasvestindo” para preservar seus espaços. “Existem pessoas de direita no PL, mas o PL nunca foi de direita e essa corrente hoje é representada pelo NOVO”, conclui Racib.

Menos açúcar, mais saúde

Pessoas com diabetes poderão receber medidores contínuos de glicemia em Mato Grosso do Sul, caso seja aceita indicação do deputado estadual Zé Teixeira (PSDB) ao governo do Estado. A solicitação para que o Governo do Estado promova a distribuição gratuita foi apresentada na Assembleia Legislativa essa semana. O objetivo, segundo o parlamentar, é ampliar a cobertura do Estado em relação ao cuidado com a saúde da população, principalmente os mais jovens.

Mostrando a que veio

Os candidatos a prefeito de Dourados têm até as 17 horas desta sexta-feira para impugnarem, se quiserem, alguma das regras do debate que será realizado no auditório da ACED – Associação Comercial e Empresarial de Dourados, no próximo dia 14 (quarta-feira), às 9h00. A realização é uma parceria da ACED com a 4.ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, e Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Dourados – CODED. A transmissão será feita pela Rádio FM Cidade 101.9.

Pra frente é que se vai

O deputado estadual Renato Câmara (MDB) propôs e a Assembleia Legislativa criou uma nova Frente Parlamentar, em apoio ao comércio varejista e de produtos e serviços de Mato Grosso do Sul. A iniciativa contou com o apoio de outros dezessete parlamentares. O objetivo é unir esforços na defesa dos interesses do comércio a varejo e ao setor de prestação de serviços, com vistas ao fortalecimento dessas atividades no Estado.

ENQUETE

MAIS LIDAS