fbpx

Desde 1968 - Ano 56

28.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioEstadoRegiões afetadas pelos focos de incêndios no Pantanal registram chuva

Regiões afetadas pelos focos de incêndios no Pantanal registram chuva

Na manhã deste sábado (14), regiões do Pantanal atingidas pelos focos de incêndios nas últimas semanas registraram chuva e temperatura amena, em Mato Grosso do Sul.

Em Eldorado, cidade a 427 quilômetros de Campo Grande, durante a madrugada, o agricultor Renato Penasso, gravou a chuva escura, fenômeno causado pela fumaça das queimadas. 

“É a primeira vez em 37 anos de Eldorado que eu vejo uma situação como essa”, disse o agricultor.

O fogo consome o Pantanal há mais de três meses. Segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ), 3 milhões de hectares foram destruídos pelas chamas, o que deixa um rastro de devastação ambiental e morte de animais.

De acordo com a Climatempo, Eldorado pode registrar até 10.4 milímetros de chuva, neste sábado. No momento a precipitação deu uma trégua, mas o céu continua nublado na cidade com possibilidade de garoa o dia todo. À noite ocorrem pancadas de chuva.

A chuva também foi registrada em Ponta Porã, município fronteira com o Paraguai e em Porto Murtinho, uma das regiões mais castigadas pelos incêndios no pantanal.

Mudança climática

De acordo com a Climatempo, outros municípios podem registrar a chuva escura nas próximas horas, sendo eles: Sete Quedas, Japorã, Mundo Novo e Ponta Porã.

Esta é possivelmente a primeira vez que o fenômeno é registrado em Mato Grosso do Sul desde que os incêndios começaram a se alastrar pelo estado neste ano.

A causa da chuva escura, também conhecida como “chuva preta”, é a alta concentração de fumaça no céu. Em contato com a fumaça, a água adquire um aspecto sujo, que pode ser notado quando ela entra em contato com o solo.

Fogo no Pantanal

Céu mudou de cor após incêndios no Pantanal — Foto: Divulgação/Bombeiros
Céu mudou de cor após incêndios no Pantanal — Foto: Divulgação/Bombeiros

Nos primeiros 10 dias de setembro, o Pantanal registrou 736 focos de incêndios. O número é quase o dobro do total registrado no mesmo mês do ano passado, quando o bioma teve 373 focos, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No recorte que considera apenas os 10 primeiros dias do mês, são 736 focos em 2024, contra 85 em 2023.

(Com informações do g1)

ENQUETE

MAIS LIDAS