A saúde bucal em Mato Grosso do Sul foi reconhecida em nível nacional, conquistando uma premiação que destaca as melhores práticas e inovações no setor. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) entregou nessa semana, em Brasília, o ‘Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal’, uma iniciativa que visa valorizar os esforços e as conquistas dos municípios brasileiros na implementação de políticas públicas voltadas para a saúde bucal.
O município de Deodápolis foi o grande vencedor na categoria Organização dos Serviços, na região centro-oeste em cidades de até 20 mil habitantes, recebendo o primeiro lugar por suas iniciativas inovadoras e eficazes na gestão da saúde bucal.
Com iniciativas que vão desde campanhas educativas até atendimentos em comunidades rurais, o projeto premiado se destaca como um modelo a ser seguido por outras regiões do Brasil. Como premiação, o município vai ganhar um consultório odontológico completo
Para o prefeito de Deodápolis, Valdir Sartor, o CFO valoriza a importância da gestão participativa, que envolve a comunidade e os gestores na implementação de políticas de saúde que atendam às necessidades locais.
“Um reconhecimento importante para a cidade que se destacou por suas ações na promoção da saúde bucal no município. A valorização do trabalho dos profissionais e a participação ativa dos gestores, são fundamentais para a construção de uma saúde bucal mais acessível e eficaz para todos os cidadãos”, afirma o prefeito.
O Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal foi instituído com o objetivo de reconhecer não apenas os profissionais da odontologia que se dedicam ao avanço da saúde bucal, mas também os municípios que buscam a excelência na saúde pública.
Durante a cerimônia, a secretária-adjunta de Saúde de Mato Grosso do Sul, Crhistinne Maymone foi homenageada com a medalha de honra ao mérito odontológico nacional, na categoria B: contribuição honorífica, no plano do desempenho social, político e nos serviços.
“A saúde bucal é um direito de todos, e a atuação dos municípios é fundamental para que possamos alcançar um sistema de saúde mais justo e inclusivo. O prêmio é uma forma de reconhecer e estimular o esforço coletivo e o comprometimento de cada cidade que se empenha em promover a saúde de seus cidadãos”, ressalta Maymone.
A secretária-adjunta enfatiza que o reconhecimento de Deodápolis é um exemplo inspirador para outros municípios do Estado, mostrando que com planejamento, dedicação e a participação da sociedade, é possível alcançar resultados significativos na saúde pública.
O Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal é uma iniciativa que reforça o compromisso com a melhoria contínua dos serviços de saúde bucal no Brasil, incentivando a inclusão social e a qualidade no atendimento.