fbpx

Desde 1968 - Ano 56

14.4 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioArquivo'Segurança insegura' - Russo critica as polícias de Dourados

‘Segurança insegura’ – Russo critica as polícias de Dourados

Salada Mista – 18/03/2009

                    “Salada Mista”
   ***Por: Waldemar Gonçalves – Russo
 
Segurança insegura…!
 
O tema da campanha da fraternidade lançado pela igreja católica veio em boa hora para Dourados, resta saber se a insegura segurança da cidade vai se fortalecer com ela, pois na minha modesta opinião, por enquanto o placar está 10 a zero para a bandidagem.
Sempre falo que a tropa da PM (Polícia Militar) está defasada; com um gerenciamento técnico e não operacional e o que é pior, muitos dos homens da “farda azul” estão estressados. Já a gloriosa PC (Polícia Civil) está tão falida que nem “alcagüete” ou “dedo-duro” como se diz na gíria da malandragem, ela tem.
A GM (Guarda Municipal) guardada dentro de suas limitações faz a sua parte e só não vê quem não quer, não é !.
Já a “Águia da Fronteira” que foi o então GOF (Grupo de Operações de Fronteiras) que foi ironicamente implantado para atender Dourados no final da década de 80 pela Sejusp sob o comando do lendário Cel./PM Adib Massad, está literalmente uma “franga” para a cidade, pois há cerca de cinco ou mais anos, nada mais se está fazendo em favor da comunidade douradense, a não ser ficar comodamente instalado na sede, que, aliás, foi construída com dinheiro arrecadado pela sociedade daqui e de várias cidades da região.
Com relação ao atual gerenciamento da PF (Polícia Federal) que hoje está aí, apesar da atual estrutura, que seria uma das melhores do país, ele (o delegado-chefe) não está nem aí para os problemas da cidade que está infestada de “pontos de vendas de drogas” e principalmente de traficantes.
O atual comando da PF douradense não chega nem perto da ação dos federais que no final da década de 80 e parte de 90 sob a batuta do então delegado Delci Carlos Teixeira, o sargentão, atuavam na cidade.
Delci Teixeira com pouco menos de dez por cento do atual efetivo, tinha um carinho especial pela cidade e sua turma era bastante atuante.
No meu ponto de vista, o atual delegado-chefe da PF douradense parece que fechou literalmente os olhos para a triste realidade que ronda nossa cidade quanto ao trabalho de combater os traficantes que deitam e rola na periferia e em especial na área central vendendo os seus produtos, fato este que acaba trazendo desgraças às famílias, pois o alvo deles sem duvida alguma, é a nossa juventude.


Na mesma panela…!
 
Eu também sempre falei -e falo- que se a sociedade organizada como o Lions; Rotary Maçonaria; MPE (Ministério Público Estadual); Poder Judiciário; imprensa entre outras entidades não se juntarem na mesma panela, a tendência natural é a cidade ficar cada vez mais refém dos bandidos, traficantes entre outros malfeitores, que alias, não são poucos que estão aí deitando e rolando, quer seja de dia ou à noite.
Aliás, nesta união o próprio MPE deve soltar um pouco o freio de mão, uma vez que muitos policiais temem uma ação mais forte contra a bandidagem, por temerem ser denunciados pelos nobres promotores a Justiça por abuso de autoridade entre outras coisitas mais.
Vale ressaltar que em Amambai os organismos policiais, o Poder Judiciário e principalmente o MPE deram as mãos e juntos estão atuante em sintonia em prol da comunidade. Ta ai um exemplo para que o MPE de Dourados deve seguir e dá uma “forcinha” para nossos homens da segurança, pois do jeito que está, não dá.
                Luvas de pelica ou de boxe
 
*** Em matéria divulgada em um jornal diário de Dourados o comandante da Polícia Militar, tenente/coronel/PM Guilherme Gonçalves disse que mais de 60 por cento dos crimes ocorridos na cidade foram -ou são- praticados por menores de idade. “Bravo ten/cel…! Descobriu o Brasil, comandante”.
*** Ainda sobre o comandante que é um fervoroso adepto de estatística, que o diga os seus comandados que são obrigados a elaborar BA (Boletim de Atendimento) em qualquer ação policial feita por eles, pelo menos em uma parte estou com ele e não abro. O militar assim como eu somos a favor da “redução de idade para crimes cometidos por menores infratores”.
*** O país tupiniquim é mesmo banana comendo macaco, porque senão vejamos. Em Dourados uma garota de 16 anos não foi aceita em uma empresa para trabalhar por causa da idade, todavia, trago dois exemplos de incoerência no país. Um deles é o Silvio Santos que mantém a garotinha “Maisa” com pouco mais de seis anos em um programa matinal aos sábados pelo SBT e em seu programa aos domingos e o outro, o Santos Futebol Clube, time de coração do chefão daqui da barquinha. O Peixe acabou de lançar o garoto Neymar recém completado 16 anos no mundo do futebol. Quer dizer, o “homem do baú” e o clube praiano entre outros poderosos do país podem empregar menores, enquanto os lojistas de cidades do interior never !!!. 
***Um urubu depenado provavelmente por uma das hélices de uma aeronave observou que o alcaide “Valdeco” anda meio triste ultimamente. “Não vejo mais o homem nos bailões como antigamente”, disse o corneteiro.
*** Por falar em “Valdeco” mais uma vez, um carcará ao saber daquela história de que o alcaide poderia se candidatar a presidente da República mandou ver na CB do Takeo. “Se o Ari sair para presidente, voto nele” disse ele. “Não duvidei não, é claro…!”
*** Já um corvo antigo morador da cidade disse que pelo menos em seu bairro, aquela Van que tinha na escrita um verdadeiro painel ambulante “ajuda eu” e “o Senhor é meu pastor e nada me faltarᔠsumiu da área. De acordo com o pássaro, o jeito agora para ele é apelar para o “busão” ou para os mototaxis. “Se eu soubesse que ele (o alcaide) nos deixaria a pé após se eleger nosso prefeito, não teria votado nele não”, disse o arrependido velho corvo lamentando ter perdido o seu táxi que lhe atendeu gratuitamente por cerca de dois anos. Com essa deixa, orientei o corvo a recorrer ao tio Júlio Artuzi ou em um outro vereador que possui o famoso veículo que tem a famosa escrita bem às claras em sua lataria: “A serviço do vereador tal para atender a comunidade” que está circulando pelas ruas da periferia ou pelas avenidas centrais da city…!
*** Um abutre observou que as Leis municipais bem como o tal do Procon não possuem o menor poder em Dourados quanto à falta de respeito das agências bancarias. O dito cujo “abutrino” cita que ele e várias pessoas chegam a ficar na fila das agências da cidade em média de 30 minutos ou mais para serem atendidos, enquanto a tal da “Lei da fila” reza para que o atendimento ao público seja no mínimo 15 minutos. “É ! Tem razão abutrino quanto à fragilidade dos órgãos fiscalizadores, principalmente do tal Procon”.   
*** Um urubu-rei observou que o jornalista Eleandro Passaia, porta voz do “Valdeco” é muito assediado por mulheres por anda passa. O “garotão” tem de ficar esperto com as ciumeiras, inclusive do chefe-mor que como todo mundo sabe, é chegado em dar beijos e mais beijos em rostos de mulheres. Quanto ao fato do jornalista ser assediado, vale lembrar no “masculino é claro, parte daquela letra da música famosa das “Frenéticas” no final da década de 70. “Sei que eu sou, bonito e gostoso, e sei que você me ama e me quer…afê, uí uí”.
***  Para encerrar, um carcará na muda disse que aquele Bispo que excomungou os médicos e a mãe daquela criança que teve de fazer aborto após engravidar gêmeos do padrasto, deveria aproveitar o embalo e excomungar também os Padres acusados de serem pedófilos. “É, pensando bem o carcará na muda tem lá suas razões mesmo, não é…!  
***Parei e fui, mais volto…!
 
 
*** Waldemar Gonçalves, o “Russo” é jornalista e membro do Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados. 
       

Fonte: Folha de Dourados

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS