– Pioneiros, mesmo com limitações, fizeram questão de prestigiar e acompanhar o evento –
Realizada pelo Centro Cívico dos Pioneiros de Dourados (CCPD), novamente a seresta em homenagem ao aniversário de Dourados, que acontece há mais de 20 anos, atrai a atenção da população local, principalmente aqueles que prestigiam lanchonetes e restaurantes na noite de 19 de dezembro e madrugada do dia 20.
Na quinta-feira (19) a anoite, os seresteiros, em torno de 15 músicos, como tradicionalmente acontece, percorreram vários pontos do comércio noturno, levando a boa música sertaneja, a polca paraguaia, o chamamé e outros ritmos culturalmente executados na região, como meio de relembrar um pouco da história e da cultura local.
A caravana teve como ponto de partida o Hotel Bahamas, onde aconteceu a concentração dos músicos e, na sequência a apresentação no Shopping Avenida Center. Como sempre bem recebidos, os seresteiros do CCPD se dirigiram a vários outros locais, mediante convite prévio de seus respectivos diretores, onde puderam render a devida homenagem ao povo de Dourados.
A tradicional seresta é uma das atividades do Centro Cívico que, a cada ano procura incluir novas ações, sempre voltadas para o resgate cultural. Para este ano, um dos focos é busca pela transferência do Museu Histórico de Dourados para um local mais apropriado. Conversações estão em andamento com o poder público municipal e a diretoria espera retomar com a nova administração.
Marcantes – Esse evento, como relatou o presidente Rozemar Mattos tem sempre momentos marcantes e que também irão fazer parte da história. No ano passado os seresteiros estiveram na residência Januário Manoel Capoano, ex-integrante do grupo que havia falecido naquele ano. A emoção tomou conta de familiares de todo os presentes.
Agora, na quinta-feira, a caravana se dirigiu até a residência de Maria Dorothea Xavier de Mattos. Ela nasceu exatamente no dia em que foi declarada a emancipação de Dourados, portanto, completando 89 anos também neste dia 20. Tanto ela quanto familiares ficaram agradecidos e bastante emocionados com a homenagem.
Além desse momento, o Centro Cívico teve a honra de contar com a presença, acompanhando a seresta, pioneiros como Alkindar Mattos Rocha, Lurdinha Mattos, Evolin Lopes Lemes, Cléo Borba e Maria Borba, além de figuras ilustres como ex-prefeito Laerte Tetila, o cantor Carlos Fábio, que também integraram a seresta, e vários outros personagens que já são parte da história de Dourados.
Rozemar, durante as apresentações, explicou que o CCPD é uma entidade privada sem fins lucrativos e agradeceu aos patrocinadores, Hidratop, Sicredi e Bahamas. “Nós executamos esse trabalho por meio de doações e promoções, com o objetivo de promover o resgate cultural do nosso povo e da nossa gente, procurando manter viva a memória daqueles que fizeram Dourados ser o que é hoje”, finalizou o presidente.
Fonte e Fotos: Assessoria CCPD
Legenda: Seresteiros do CCPD se concentraram no Hotel Bahamas e seguiram por vários estabelecimentos incluindo o Sopping Avenida Center