Organizado pelo Simted e Comitê de Defesa Popular, o debate entre os candidatos a prefeito de Dourados, na noite desta quinta-feira (26), reuniu seis dos sete prefeitáveis nas eleições de 2024, com o tema “O que esperar para Dourados de 2025 a 2028: nossa escolha fará a diferença na educação?”.
A única ausência foi a do candidato Marçal Filho (PSDB). Ele enviou à direção do Simted dois documentos: um justificando a ausência e outro firmando compromissos com a Educação. Leia, mais abaixo.
Alan Guedes (PP), Bela Barros (PDT), Beto Teles (Rede), Racib Harb (Novo), Tiago Botelho (PT) e Valderi Garcia (PCO) estiveram presentes no auditório do Simted para debate de propostas, no evento promovido pelas entidades sindicais.
O debate teve transmissão pelas redes sociais (YouTube e Facebook) do Simted, com apresentação/mediação do jornalista Marcos Anelo. Acompanharam o debate presencialmente a imprensa e convidados das entidades sindicais e das campanhas.
Participaram da organização o Simted Dourados, a Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Aduems), o Sindicato de Docentes da Universidade Federal da Grande Dourados (ADUF), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFGD e HU/UFGD (Sintef) e o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região.
Antes do início do debate, a mestra de cerimônia professora Rosemary Borin, da direção do Simted, leu a carta que o candidato Marçal Filho protocolou no sindicato momentos antes do começo do evento, com suas justificativas para a ausência.
Durante o debate, os candidatos tiveram a oportunidade de responder perguntas elaboradas pelas entidades sindicais, questões feitas pelo público presente no auditório e também perguntas de confronto direto entre os próprios postulantes.
Além das questões relacionadas à educação, os candidatos também falaram sobre as suas propostas nas áreas da saúde, meio ambiente, infraestrutura, obras públicas, serviços urbanos, agricultura e políticas para a Reserva Indígena.
Carta Compromisso
Ao final do debate, o Simted Dourados e o Comitê de Defesa Popular entregaram uma Carta Compromisso com a Educação, que foi assinada por todos os candidatos presentes. O documento reafirma o compromisso dos candidatos com as entidades sindicais e movimentos sociais em promover o desenvolvimento educacional que possam fazer com que Dourados volte a ser a “Cidade Educadora”.
Na carta, os profissionais da educação básica e superior apresentaram sua pauta de reivindicação para ser observada na plataforma eleitoral e, caso eleito ou eleita, o candidato ou candidata possa manter ou implementá-la em sua gestão municipal.
Dentre os pontos da Carta Compromisso estão a gestão democrática, a valorização dos profissionais da educação com cumprimento dos pisos salariais, horas trabalhadas e incentivos, melhorias de infraestrutura nas unidades de ensino e melhores condições para professores, servidores administrativos e alunos.
Justificativa de Marçal Filho