fbpx

Desde 1968 - Ano 56

14.3 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioDouradosSindicato dos Bancários: 45 anos de lutas, conquistas e resistência

Sindicato dos Bancários: 45 anos de lutas, conquistas e resistência

- Advertisement -

Em 20 de outubro deste ano o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região MS completará 45 anos de existência

O aniversário do sindicato, considerando a data da assembleia para aprovar a sua fundação, é no dia 20 de outubro. Porém, a história de luta, conquistas e resistência da entidade começou antes, no dia 07 de junho de 1979, ocasião em que 200 valorosos bancários e bancárias realizaram uma assembleia e criaram a Associação Profissional dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Dourados.

A entidade nasceu na ditadura, lutando por democracia. O ano de 1979 foi marcado por centenas de greves pelo País e forte repressão do governo militar, que pregava o milagre econômico e entregava aos trabalhadores arrocho salarial e miséria. O contexto era de aceleração da inflação, baixos salários e pouca distribuição de renda.

Apenas quatro meses após a criação da Associação, em 20 de outubro de 1979, uma nova assembleia, agora com a participação de 255 bancárias e bancários, transformava a Associação em Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Dourados. Com um patrimônio de tão somente uma mesa e duas cadeiras e muita disposição, daquele momento em diante a luta sindical dos bancários ganhava uma nova dinâmica em âmbito regional, com muito mais força para intervir contra o arrocho salarial e a exploração da mão de obra da categoria.     

45 anos de história: Lutas, conquistas e resistência

Sem medo de errar, é possível afirmar que em 20 de outubro de 1979 aconteceu a fundação de uma das mais importantes e representativas entidades sindicais do interior do Brasil. A entidade, que hoje tem o nome de Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região MS, atua em uma base sindical formada por 13 municípios:   Dourados, Fátima do Sul, Vicentina, Jatei, Caarapó, Juti, Glória de Dourados, Deodápolis, Itaporã, Douradina, Rio Brilhante, Maracaju e Nova Alvorada do Sul.

Desde a sua criação, o sindicato traz em sua história uma trajetória de luta marcada por grandes conquistas, demonstração de força e representatividade ao superar os desafios de tempos difíceis, sem perder de vista o compromisso com a defesa da democracia e atuação cidadã, abraçando e sendo abraçado por outras categorias na construção de uma nova ordem social que busca a todo momento valorizar e fortalecer a classe trabalhadora como um todo e travando as mais duras batalhas em favor de uma das mais importantes e essenciais categorias de trabalhadores do país: a categoria Bancária.

O presidente do Sindicato, Janes Estigarribia, lembra que os bancários estão entre as poucas categorias no Brasil que contam com uma convenção coletiva de trabalho nacional e possuem cláusulas específicas relativas ao combate ao assédio moral e sexual, violência contra a mulher e relações homoafetivas.

“A categoria bancária é um símbolo de resistência e organização e é neste contexto que a nossa entidade está inserida no cenário nacional. Tudo que conquistamos até agora resultou da nossa unidade em defesa de nossos direitos e também da classe trabalhadora como um todo. Ao longo dos anos, as conquistas foram surgindo com a Mesa Única Nacional de Negociação, a Convenção Coletiva Nacional e os acordos específicos dos bancos públicos. A categoria bancária é hoje referência nacional em termos de negociação”, diz Estigarribia.

Desde 1983 a entidade é filiada Central Única dos Trabalhadores (CUT), maior central sindical do Brasil e da América Latina e, também, desde 1992, à Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), além de ser também filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que hoje representa aproximadamente 95% da categoria em todo o Brasil.

É neste cenário que está inserido o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região MS: com olhar na defesa das classes menos favorecidas e sempre atuando na linha de frente das discussões que envolvem a sociedade como um todo. Em relação à categoria bancária a atenção é cotidiana na busca de solucionar os problemas que os trabalhadores demandam à entidade para terem um ambiente de trabalho humano, fraterno e saudável.

“Eu acredito é na rapaziada Que segue em frente e segura o rojão Eu ponho fé é na fé da moçada Que não foge da fera e enfrenta o leão”, Gonzaguinha

É com esse protagonismo que o sindicato, junto com a categoria, seguirá em frente não fugindo da fera e segurando o rojão, para celebramos em 2024, 45 anos de lutas, conquistas e resistência para continuar escrevendo novos capítulos de sua história!

Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região MS

Sindicato dos Bancários: 45 anos de lutas, conquistas e resistência
Sindicato dos Bancários: 45 anos de lutas, conquistas e resistência
Sindicato dos Bancários: 45 anos de lutas, conquistas e resistência
Sindicato dos Bancários: 45 anos de lutas, conquistas e resistência
- Advertisement -

ENQUETE

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -