fbpx

Desde 1968 - Ano 56

26.2 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioColunista‘Sistema telefone fixo’, por José Tibiriça

‘Sistema telefone fixo’, por José Tibiriça

José Tibiriçá Ferreira Martins (*) –

Trabalhei 23 anos na Telemat/Telems e pude acompanhar a evolução do sistema até a era digital. A empresa licitava as obras e o setor de engenharia acompanhava os trabalhos.

No dia 29 de julho já se vão 26 anos da privatização do sistema Telebrás, empresas europeias abocanharam as melhores fatias do sistema. Com o tempo uma foi assumindo o controle da outra e assim surgindo dezenas de pequenas empresas. A diferença na qualidade de serviços é muita, principalmente no serviço físico onde há um emaranhado de redes sem identificação que poderá futuramente trazer transtornos ao usuário.

Em Dourados como em outros municípios a rede externa desativada tem ficado exposta em muitos lugares no solo. A maioria da população fica receosa não sabendo se corre algum risco afinal nos postes está também a rede elétrica. Em alguns lugares a empresa telefônica paga tributos ao município para utilizar o espaço. Não sei se em nossa cidade ainda se paga algum imposto, afinal são várias empresas de telefonia atuando.

Independente do pagamento ou não, precisa-se urgentemente de uma fiscalização adequada das redes de telefonia por parte do órgão da prefeitura, afinal existe uma lei de uso do solo que disciplina. Temos além do órgão fiscalizador do Município uma Câmara de Vereadores que deve cobrar do executivo providências para tais problemas.

Dourados-MS, 18 de julho de 2024.

(*) Advogado e produtor rural.

ENQUETE

MAIS LIDAS